Vereadores de Curitiba lamentam o falecimento do jurista René Dotti

por José Lázaro Jr. — publicado 15/02/2021 16h15, última modificação 15/02/2021 18h44
CMC deu a Dotti, em 2003, o título de Vulto Emérito de Curitiba. Agora o Legislativo divulga entrevista inédita com o jurista sobre a importância da política. Vereadores protocolaram nota de pesar.
Vereadores de Curitiba lamentam o falecimento do jurista René Dotti

René Dotti fala na CMC durante a entrega do Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos em 2008. (Foto: Arquivo/CMC)

Nesta segunda-feira (15), a morte de René Ariel Dotti, aos 86 anos, de parada cardiorrespiratória, no último dia 11 de fevereiro, foi lamentada pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC). “Além de professor e grande jurista, reconhecido nacionalmente pelo seu ofício, René Dotti sempre defendeu a importância da política como poder transformador da sociedade e também da participação popular nas atividades públicas do nosso país. Desejamos condolências aos familiares, amigos e colegas”, declarou Tico Kuzma (Pros), presidente da CMC.

“Recebi com muita tristeza a notícia da morte de René Dott, um dos advogados mais admirados e respeitados do Brasil. Meus pêsames à família, aos amigos e a todos aqueles que perderam um mestre. Que Deus console o coração de todos nesse momento de dor”, lamentou Flávia Francischini (PSL), primeira-secretária da CMC. No ano de 2003, com a lei municipal 11.018/2004, o Legislativo deu a René Dotti a maior homenagem da capital do Paraná, que é o título de Vulto Emérito de Curitiba.

Dotti graduou-se em Direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR), tornando-se a partir daí uma referência nacional na área do Processo Penal, a ponto de ter sido um dos coautores do próprio Código Penal e da Lei de Execução Penal, por exemplo (consulte aqui). Ganhou diversos prêmios ao longa da sua carreira, pela atuação no Direito e pela defesa dos direitos humanos, sendo inclusive membro da Academia Paranaense de Letras. É reconhecido como uma das referências pela reconquista dos direitos civis no Brasil durante o período da ditadura militar.

Em 2016, o jurista René Dotti deu uma entrevista para o projeto #EuDiscuto, da CMC, de valorização da política como instrumento de participação social na agenda pública. Uma versão estendida da conversa, com conteúdo inédito, é divulgada agora pelo Legislativo como homenagem à memória de Dotti. "A política é a ciência e a arte de atender as reivindicações da sociedade. Consequentemente, a política é um campo aberto para a discussão. A política se discute. Os cidadãos têm o direito e o dever de discutir os problemas da sociedade, pois são também os seus problemas", diz no vídeo.

 

Despedidas
“Ele foi uma figura espetacular, um profissional com conhecimento acima da média e grande defensor da democracia. Tive o prazer de participar de discussões jurídicas com ele e recebi a notícia do falecimento com muita tristeza”, afirmou Dalton Borba (PDT), em plenário. “[Dotti] deixou um legado de construção do processo penal no Brasil, ele foi emblemático na defesa da democracia e de um procedimento jurídico justo e harmonioso”, concordou o líder do governo na CMC, Pier Petruzziello (PTB).

"É uma perda irreparável para a nossa cidade. Gostava dos discursos calorosos na Boca Maldita, nos quais o tempo passava voando. Também tive a oportunidade de conviver por alguns momentos com ele. Sempre vi nele uma pessoa muito capacitada, responsável, um exemplo de pai, professor catedrático, jurista e amigo. Vai fazer falta", afirmou Tito Zeglin (PDT). "Todas as áreas do conhecimento têm seus gênios. René Dotti foi um grande gênio em suas especialidades. A morte do professor Dotti deixa uma lacuna irreparável no Direito brasileiro, mas sua vida deixa legados que jamais serão esquecidos!", afirmou Professor Euler (PSD).

“O Paraná perdeu o seu maior jurista. O professor René Ariel Dotti foi um gigante na defesa dos direitos fundamentais, das liberdades públicas e da democracia. Além do Direito, foi notável também para a nossa cultura e para as Letras. Para mim, particularmente, fica a dor pela perda de um amigo que sempre acompanhou meus estudos no Direito com sensibilidade, humildade e rigor”, afirmou Denian Couto (Pode). Para Nori Seto (PP), Dotti deixa um “grande legado” e “os seus ensinamentos e sua atuação em favor do direito, da justiça e da democracia, que marcaram várias gerações, agora estão eternizados!”.

Votos de pesar
No dia 12, dois requerimentos de votos de pesar pelo falecimento de René Dotti foram protocolados na CMC (078.00009.2021078.00010.2021). "René Ariel Dotti se revelou como uma das maiores inteligências do Paraná e um  jurista de renome internacional, em mais de 50 anos de carreira. Foi listado três vezes pela revista britância Chambers & Partners como um dos melhores advogados atuantes em casos de crimes econômicos da América Latina", justificam os autores da segunda proposição, assinada por 35 parlamentares.