Instituições sociais são homenageadas na Câmara de Curitiba

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 16/11/2023 11h50, última modificação 16/11/2023 12h06
Associação Comunitária do Guabirotuba e Rede Esperança receberam Votos de Congratulações e Aplausos. Ex-vereador e advogada também foram homenageados.
Instituições sociais são homenageadas na Câmara de Curitiba

Associação Comunitária do Guabirotuba completou 50 anos e recebeu homenagem na CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Instituições sociais foram os destaques das homenagens da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) durante as sessões plenárias desta semana. Na segunda-feira (13), por exemplo, Rodrigo Reis (União) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos à Associação Comunitária do Guabirotuba, pela comemoração dos 50 anos da organização administrativa, no mês de outubro. O vereador relatou que, entre as diversas ações realizadas pela entidade, estão atividades culturais, desportivas e recreativas, além da organização de debates, encontros, seminários, congressos e de cursos variados, como os de artesanato.

Além disso, a Associação Comunitária do Guabitrotuba promove a Tarde do Voluntariado e bazares beneficentes. “[É uma] importante associação, que faz um trabalho lindo em um dos bairros mais importantes aqui da cidade de Curitiba, bairro que cresceu, se desenvolveu, valorizou, porque hoje é um dos melhores bairros de Curitiba para se morar, mas também tem sua parte comercial e sua parte industrial”, disse o parlamentar. O diploma foi entregue ao presidente da entidade, Juarez Bretas (077.00582.2023).  

Rede Esperança recebe homenagem da CMCRede Esperança recebe votos de congratulações da Câmara

Na sequência, Professor Euler (MDB) entregou homenagem de sua autoria à Rede Esperança pelos 30 anos da instituição, comemorados em agosto passado. Receberam os Votos de Congratulações e Aplausos a diretora administrativa da organização, Rosângela Silva, e sua coordenadora, Vicentina Pereira dos Santos (077.00530.2023). 

Euler explicou que, na década de 1980, famílias italianas vieram ao Brasil adotar crianças brasileiras, por meio da Comissão Estadual Judiciaria de Adoção (Ceja). A partir da realidade dos abrigos, surgiu o projeto com o objetivo de "oferecer ensino profissionalizante e formação humana para os adolescentes desprovidos dos vínculos familiares, e que em breve seriam responsáveis pela própria manutenção".

 As ações são voltadas para os adolescentes em acolhimento institucional, em medida protetiva ou socioeducativa, e ainda os que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica e/ou social. “Eu tive a oportunidade de visitar [a Rede Esperança]. Eles têm cursos na área de panificação, mecânica de automóveis, mas também prestam serviços na área cultural e na área esportiva para crianças e adolescentes que não tiveram as mesmas oportunidades que outros. Um trabalho belíssimo, merece a visita e o apoio de todos os vereadores", concluiu.

Tito Zeglin entrega homenagem a ex-vereadorEx-vereador Maciel Cezar Pelosi recebe homenagem na CMC

Também na segunda, Tito Zeglin (PDT) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos ao ex-vereador Maciel Cezar Pelosi, que atua como feirante há 53 anos em Curitiba. Zeglin destacou que o homenageado é um dos grandes representantes da classe. Pelosi foi vereador da capital entre os anos de 1986 e 1987, e foi eleito suplente em 1988, tomando posse em 1991 (077.00700.2023).

“Nesse período, liderou movimentos importantes de interesse dos feirantes da Grande Curitiba, sempre ouvindo, ajudando, orientando e construindo. Honrou com muito trabalho a população curitibana, deixando um legado importante neste Parlamento”, enalteceu. Ele foi, por exemplo, um dos responsáveis pela organização do 1º Jantar dos Feirantes, em 1986, reunindo mais de 400 trabalhadores da classe. Pelosi assumiu o mandato de vereador duas vezes, em 1986 e em 1991, durante a nona e a décima legislaturas, como suplente. Acompanharam a entrega do diploma a esposa do homenageado, Alzira Pelosi, e seu filho, Fábio Pelosi Filho.

Advogada Renata dos Santos recebe homenagem das mãos de João das 5 IrmãosVereadores homenageiam advogada Renata Martins dos Santos

Já na terça-feira (14), João da 5 Irmãos (União) realizou a entrega do diploma de Votos de Congratulações e Aplausos à advogada Renata Martins dos Santos (077.00334.2022). “Hoje, com muita alegria e satisfação, homenageio uma grande amiga”, disse o vereador. A homenageada é membro das comissões de Direito Previdenciário, de Direito Eleitoral e de Direito de Energia da Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná (OAB/PR).

“Na função de advogada, [ela] busca sempre participar de ações voluntárias das mais diversas formas. Participa, entre elas, de projetos de comunidades de escola, levando informações sobre garantias de direito e ações com crianças portadoras de deficiência, realiza palestras em escolas, ações de arrecadação de alimentos, e atualmente realiza palestras de forma a levar informações às comunidades", destacou João da 5 Irmãos.

Vereadores de Curitiba aprovam novos Votos de Congratulações e Aplausos

Durante a semana, os vereadores aprovaram novos Votos de Congratulações e Aplausos. Na segunda, por exemplo, Serginho do Posto (União) defendeu homenagem de sua autoria ao Conjunto Choro e Seresta (077.00761.2023). “Este ano completam 50 anos. Ele é tradicional, aos domingos ficam na feirinha do Largo da Ordem, onde apresentam boa música, um repertório principalmente do choro, que é a especialidade. E sempre estão representando o município de Curitiba em vários festivais. No próximo ano, em 2024, eles foram convidados para se apresentar na França", explicou.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC

Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques