Vereadores de Curitiba frisam o Dia Internacional da Mulher

por Fernanda Foggiato | Revisão: Alex Gruba — publicado 08/03/2023 13h55, última modificação 08/03/2023 16h17
A data foi oficializada pela ONU em 1977. Tema central da campanha, em 2023, é a violência de gênero digital.
Vereadores de Curitiba frisam o Dia Internacional da Mulher

Nesta semana, a ordem do dia teve projetos alusivos ao Dia Internacional da Mulher. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O Dia Internacional da Mulher foi lembrado em plenário por vereadoras e vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O presidente Marcelo Fachinello (PSC) ressaltou a data logo na abertura da sessão desta quarta-feira (8). “Cumprimento todas as mulheres, vereadoras, servidoras desta Casa, as mulheres que nos assistem pelas redes sociais pelo Dia Internacional da Mulher. O respeito, o carinho, a admiração desta Casa para com todas as mulheres. Obrigada por fazerem dos nossos dias mais leves e melhores”, parabenizou.

Segunda-procuradora-adjunta da Mulher, Noemia Rocha (MDB) parabenizou a bancada feminina e as servidoras da Casa. “Contem conosco para que possamos juntos ter uma igualdade entre gêneros, homens e mulheres”, afirmou o primeiro-secretário da Câmara, Osias Moraes (Republicanos). “É um dia de honra e um dia de honrar essas mulheres. Todas as mulheres que trabalharam duro, que lutaram pelos seus direitos e fazem a diferença no mundo”, completou. A celebração, disse o Pastor Marciano Alves (Solidariedade), marca uma “data tão importante de lutas e reconhecimento”. “Meu gabinete é 50% de mulheres”, declarou Ezequias Barros (PMB). 

>> Leia também:
CMC aprova sistema de dados da Casa da Mulher Brasileira
“Nada justifica a violência”, diz psicóloga da Casa da Mulher Brasileira
Da sátira às ruas: o olhar sobre a mulher em três séculos

“Eu sempre valorizo as grandes mulheres, que são as mulheres à frente do seu tempo, que não vitimizam e sim fazem o mundo girar, o mundo crescer”, observou Rodrigo Reis (União). Ele citou o exemplo da mãe, a ex-vereadora Julieta Reis, a mulher com mais mandatos na CMC. Eder Borges (PP), por sua vez, cumprimentou “a mulher geradora da vida, que diz não ao aborto, que diz não ao feminismo”. 

Ao longo da manhã, os vereadores Alexandre Leprevost (Solidariedade), Hernani (PSB), João da 5 irmãos (União), Mauro Ignácio (União), Sidnei Toaldo (Patriota), Serginho do Posto (União) e Tito Zeglin (PDT) também ressaltaram a comemoração do Dia Internacional da Mulher. As sessões plenárias são realizadas de segunda a quarta-feira, a partir das 9 horas, com transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.