Vereadores aprovam sugestão de Estar nas Ruas da Cidadania

por Assessoria Comunicação publicado 15/10/2018 15h55, última modificação 29/10/2021 07h50

Mais rotatividade nos estacionamentos, facilitando o acesso de todos os que precisam dos serviços de órgãos municipais presentes nas Ruas da Cidadania. Com essa justificativa, de Bruno Pessuti (PSD), o plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) acatou a sugestão do vereador de implantar o Estacionamento Regulamentado (EstaR) em 50% das vagas de estacionamento gratuito disponíveis nas Ruas da Cidadania da cidade (203.00151.2018). “Nem todos que vão às Ruas da Cidadania encontram vagas”, disse Pessuti, que citou como exemplo as Ruas da Cidadania de Santa Felicidade, do Pinheirinho e do Boa Vista. Para ele, a medida estimula a rotatividade dos estacionamentos nesses locais.

Outras quatro sugestões de vereadores à Prefeitura de Curitiba foram aprovadas na sessão desta segunda-feira (15). Mestre Pop (PSC) voltou a discutir a sugestão de implantação de câmeras integradas no bairro Campo de Santana (203.00149.2018). Segundo ele, a criminalidade tem aumentado muito em Curitiba, em particular nos bairros distantes. “Pessoas são abordadas por marginais nos pontos de ônibus e não conseguem nem fazer Boletim de Ocorrência na Polícia porque perderiam um dia de trabalho”, explica o vereador. “A ideia é inibir a marginalidade e garantir a segurança dos moradores e comerciante”, complementou.

Rogerio Campos (PSC) lembrou que nas últimas eleições foi grande o número de eleitos ligados ao setor de segurança pública. “A população clama por segurança”, afirmou ele que complementou que os policiais devem ter condições de trabalho para que possam combater a criminalidade. Na semana passada, a mesma proposta direcionada ao bairro Tatuquara [também de autoria de Pop] gerou debate em plenário (leia mais).

Também foram aprovadas as seguintes sugestões: implantação de travessias elevadas em frente a todas as escolas municipais de Curitiba que ainda não possuam esse dispositivo (203.00148.2018), de autoria da Comissão de Educação, Cultura e Turismo; viabilização e disponibilização, no bairro Guaíra, de ambientes e infraestrutura que possibilite a efetivação e desenvolvimento de projetos técnicos de formação e capacitação profissional, como nos Liceus de Ofícios, nos diversos segmentos de serviços, visando qualificar e capacitar jovens e adultos (203.00152.2018), de Oscalino do Povo (Pode); e a retomada do Projeto Cinturão Verde, assim que concluídas as obras do Consórcio Pinheirinho (203.00153.2018), também de Oscalino do Povo.

Devido à ausência de Toninho da Farmácia (PDT), foi adiada para a sessão de amanhã a votação da sugestão de instalação de sanitários (banheiros) na Praça da UPS, entre as ruas Jornalista Rubens Ávila, Ney Pacheco e Beato Pedro Donders, na Vila Verde (CIC) (203.00150.2018).