Vereadores aprovam polo gastronômico e Cidadania Honorária

por Assessoria Comunicação publicado 09/04/2018 12h00, última modificação 26/10/2021 10h43
A Câmara Municipal aprovou, nesta segunda-feira (9), dois projetos de lei em primeiro turno, ambos em votações unânimes: a criação do Polo Gastronômico da Região Norte de Curitiba e a Cidadania Honorária da capital à médica Mara Rejane Rodrigues Correa Segalla. As proposições são de iniciativa, respectivamente, dos vereadores Jairo Marcelino (PSD) e Maria Leticia Fagundes (PV).

Marcelino disse que debaterá sua proposta de lei (005.00250.2017, com o substitutivo 031.00080.2017) nesta terça-feira (10), em segundo turno. O Polo Gastronômico da Região Norte abrangerá ruas comerciais dos bairros Ahú, Alto da XV, Bacacheri e Boa Vista e deverá ser o sexto de Curitiba, ao lado das regiões especiais já criadas pela Câmara Municipal no Água Verde, Alto Juvevê, Avenida Salgado Filho, Santa Felicidade e Itupava.

O substitutivo elenca como parte do Polo da Região Norte a rua Mateus Leme (entre a rua Deputado Mario de Barros e a Rodovia dos Minérios), a avenida Anita Garibaldi (entre a rua Dr. Manoel Pedro e a rua Flávio Dallegrave), a rua Prefeito Erasto Gaertner (entre a rua Vereador Augusto Staben e a rua José Gulin), a rua José Gulin (entre a rua Prefeito Erasto Gaertner e a rua Doutor Alexandre Fleming) e a rua Itupava (entre a rua Nossa Senhora da Luz e a rua Almirante Tamandaré).

O Plano Diretor (lei municipal 14.771/2015) diz que os polos gastronômicos podem receber incentivos da Prefeitura de Curitiba, como a flexibilização de projetos de caráter provisório que utilizem o passeio; a autorização simplificada para eventos; a permissão simplificada para intervenções decorativas temporárias; a realização de treinamento e qualificação de mão de obra; a preferência para fechamento de ruas em datas comemorativas; e estudos para ampliação de linhas e horários do transporte coletivo.

Cidadania Honorária

Maria Leticia defendeu a Cidadania Honorária de sua iniciativa (006.00014.2017). “Tenho o compromisso de tratar do nome de grandes mulheres para a cidade de Curitiba”, disse a vereadora. Natural de Quaraí, cidade do Rio Grande do Sul, Mara Rejane Rodrigues Correa Segalla chegou à capital paranaense com os pais, ainda na infância. Formada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui residência em Anatomia Patológica e especialização em Citopatologia. É casada e tem dois filhos.

A homenageada, destacou Maria Leticia, é perita da Polícia Científica, chefe da divisão técnica da capital do Instituto Médico Legal (IML), médica no Hospital de Clínicas da UFPR, patologista da UFPR, auditora na Associação Paranaense de Patologia, professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), auditora da Associação Paranaense de Patologia e médica patologista em um laboratório particular. Também é autora de “Patologia para legislas”, prefaciado pela vereadora, e de três livros de poesias.

“Eu a conheci pessoalmente no Instituto Médico Legal quando prestamos concurso juntas, no ano de 1994. Me lembro de sua discrição e profissionalismo no cumprimento suas funções como patologista”, afirmou Maria Leticia. “É    uma das pessoas pela qual detenho maior carinho e respeito na cidade.” De acordo com a propositora do título, Mara Segalla costuma dizer que “adotou Curitiba porque Curitiba a adotou”.

“A tendência desses títulos é sempre direcioná-los aos homens, e hoje temos uma mulher”, acrescentou Noemia Rocha (PMDB). "A nossa causa é a causa de todas a mulheres", disse Julieta Reis (DEM). Maria Manfron (PP), por sua vez, destacou o currículo da homenageada. Também participaram do debate os vereadores Osias Moraes (PRB) e Professor Silberto (PMDB).

Adiamento

A pedido do autor, o vereador Professor Silberto (PMDB), o plenário adiou por 20 sessões a votação do projeto de lei (014.00054.2017) que pretende declarar de utilidade pública municipal a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Eurides Brandão. A instituição de ensino fica na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).