Vereadores "aceleram" sessão para conversar com grevistas

por Assessoria Comunicação publicado 02/02/2015 11h35, última modificação 29/09/2021 07h48

Os vereadores de Curitiba retomaram as atividades de plenário nesta segunda-feira (2), em uma rápida cerimônia de instalação da sessão legislativa de 2015. Conduzida pelo novo presidente da Câmara Municipal, Ailton Araújo (PSC), a sessão teve a presença dos 38 parlamentares e da vice-prefeita, Mirian Gonçalves, representando o Poder Executivo. Somente ela e o líder do prefeito no Legislativo, Paulo Salamuni (PV), discursaram (leia mais).

Servidores municipais acompanharam a sessão dentro e fora do Palácio Rio Branco, com faixas, apitos e buzinas. Representada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), a categoria começou uma greve na manhã de hoje. Os servidores da Saúde têm uma pauta de dez itens, que inclui o pagamento de horas extras atrasadas, o piso salarial e a realização de concurso público, por exemplo.

Devido à presença dos grevistas e à disposição da vice-prefeita em conversar com eles, os vereadores “aceleraram” a sessão desta segunda-feira, que durou cerca de uma hora, e se dispuseram a mediar a negociação (leia mais). Durante seu discurso, Salamuni disse que a Câmara Municipal privilegiará o diálogo com os servidores públicos. “São reivindicações que eu entendo como legítimas. Não serei eu, o prefeito Gustavo Fruet ou a vice-prefeita Mirian Gonçalves que negaremos a história de luta dos servidores”, afirmou. “Serão momentos de embate, até delicados, mas vamos nos debruçar sobre eles. Vamos avançar”, prometeu.

Após se dirigir aos servidores da Saúde, Salamuni fez um rápido balanço da sua gestão na presidência da Câmara Municipal – que antecedeu a eleição de Ailton Araújo – e justificou ter aceitado o papel de líder do prefeito no Legislativo. “Quando aceitei ser o porta-voz do prefeito, só o fiz por se tratar do Gustavo Fruet. É uma pessoa com a marca da experiência, que foi um dos melhores deputados federais que o Brasil já teve”, elogiou.

O vereador repetiu que cabe aos parlamentares ajudar a governar a cidade e lembrou que, “com economia de recursos”, a Câmara Municipal devolveu R$ 10 milhões para o transporte coletivo e R$ 11 milhões para pagamentos da Saúde aos hospitais conveniados com o Sistema Único da Saúde (SUS). “Fomos inclusive homenageados pela Assembleia Legislativa do Paraná pela economia”, relatou Salamuni, exibindo o documento entregue pelos deputados estaduais à Câmara.

Minuto de silêncio
Durante a sessão de instalação, a pedido do vereador Tito Zeglin (PDT), foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem a José Eduardo Vieira – falecido no domingo, aos 76 anos. Vieira foi ministro nos governos Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso e presidiu o Banco Bamerindus durante 16 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital Evangélico desde janeiro, com problemas respiratórios.