Vereadora Indiara Barbosa retorna à CMC após licença-maternidade

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 03/04/2023 12h10, última modificação 03/04/2023 13h52
Com o retorno de Indiara Barbosa, Rodrigo Marcial volta ao posto de suplente do partido Novo.
Vereadora Indiara Barbosa retorna à CMC após licença-maternidade

Em seu discurso, Indiara reflete sobre a maternidade. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta segunda-feira (3), a vereadora Indiara Barbosa (Novo), após período de licença-maternidade, reassumiu o mandato na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Em seu discurso, a parlamentar agradeceu aos familiares, ao seu suplente Rodrigo Marcial (Novo) e à "amiga Amália Tortato" (Novo) pelo apoio concedido. Indiara Barbosa afirmou que está apta para retornar e atender a população. 

Esse período afastada me fez refletir. Gostaria de aqui compartilhar com todos vocês, para que reflitam comigo. Como é difícil para uma mulher ter que tomar decisões, como a da maternidade. O quanto isso vai ser desafiador para nós, mulheres, pois teremos que conseguir um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. As mulheres ainda enfrentam muita dificuldade”, ressaltou Indiara.

O programa Mãe Curitibana foi destacado pelo vereadora. “Utilizei o programa e vi, sim, que ele precisa avançar e melhorar, muito, ainda. Convido a todos os colegas, vamos juntos pensar com mais atenção para mães e mulheres além da gestação? Somos uma cidade referência em vários temas e esse não pode deixar de ser um dos mais importantes. Pela saúde das mães e dos futuros curitibanos”, enfatizou.

Indiara Barbosa se licenciou em 1º de setembro de 2022, por determinação médica, devido à gestação de alto risco. Após o período de licença de saúde, a vereadora começou, no dia 23 de setembro, a fruir da licença-maternidade, inicialmente pelo prazo de 120 dias, conforme a portaria 227/2022, da Comissão Executiva. Como a reforma regimental que, dentre outros pontos, aumentou tal prazo para 180 dias, foi publicada a portaria 13/2023, prorrogando a sua licença-maternidade até o dia 29 de março.

Com o seu retorno, o bloco parlamentar Novo/Solidariedade/Cidadania a indicou como representante para a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização (019.00039.2023), no lugar da vaga antes ocupada pelo vereador Rodrigo Marcial (Novo), que voltou à primeira suplência do partido.

“Como não poderia deixar de ser, também penso na Curitiba de trabalhadores, empreendedores, aposentados e tantos outros. Penso no nosso sistema de ônibus, que um dia foi modelo e hoje tem uma passagem cara e o serviço precário. Penso na longa espera de quem já está sofrendo e depende do atendimento de urgência nas nossas lotadas UPAs. Nas calçadas horríveis, que incomodam a todos. Retorno à Câmara renovando meu compromisso, assumido no começo de mandato. Vou, sim, trabalhar [sem descanso] por uma cidade melhor para as pessoas escolheram Curitiba como seu lar” finalizou.

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba