Vereador propõe título de cidadania a médico

por Assessoria Comunicação publicado 27/05/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 14h27

O médico Miguel Carlos Riella deverá ser cidadão curitibano. A proposta da homenagem é do líder do PFL, vereador Elias Vidal, em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade. O documento está em apreciação na Câmara de Curitiba.
Ao justificar sua iniciativa, o parlamentar diz que Riella iniciou seus estudos em Blumenau, cursou Medicina na Universidade Federal do Paraná e fez pós-graduação nos Estados Unidos. Como especialista no setor da nefrologia (pioneiro na área de hemodiálise crônica) recebeu, em 1981, o título de Doutor em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo. Em 1984, inaugurou a Fundação Pró-Renal, conhecida entidade de caráter social, dedicada à pesquisa em enfermidades renais e matabólicas. A fundação atende hoje mais de mil pacientes.
Atuação
Em 1995, Riella foi eleito presidente da Sociedade Internacional de Nefrologia e atualmente é membro da diretoria executiva da entidade. Já escreveu vários livros, inúmeros artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e proferiu mais de 500 palestras no Brasil e exterior. Professor de pós-graduação (mestrado e doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, entre outras atividades idealizou trabalho que pretende isolar células produtoras de insulina (ilhotas) a partir de pâncreas de doadores com morte cerebral e implantá-las em pacientes portadores de diabetes.