Vereador pede ações para evitar alagamentos

por Assessoria Comunicação publicado 03/02/2010 18h30, última modificação 28/06/2021 15h46
O vereador Jairo Marcelino (PDT), que acompanhou, em dezembro, a divulgação do plano de macrodrenagem de Curitiba, elogiou a eliminação de mais de 300 pontos de alagamentos, com implantação de 362 quilômetros de galerias e limpeza de mais de 150 quilômetros de rios. Contudo, o parlamentar lamenta que “a força da água das últimas chuvas ainda provoque alagamentos na região do Santa Cândida, Tingui e Bacacheri.”
Para sanar o problema, fez pedido na administração regional do Boa Vista para operações de emergência de limpeza e manutenção de bueiros, córregos e poda de árvores em vias de desníveis comuns nesta região.
Para Jairo Marcelino, as afirmações do secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni, sobre os planos diretor de drenagem e de macrodrenagem, na ocasião do anúncio, dão uma ampla visão sobre a “importância da colaboração da população nas ações, com a limpeza e retirada de sedimentos dos rios e afluentes das bacias do Barigui, Belém, Atuba e Iguaçu.” Ao mesmo tempo em que essas melhorias vão mudar o panorama dos bairros, a contribuição da comunidade será fundamental para zerar o problema de alagamentos na cidade. A prefeitura, segundo ele, vai investir perto de R$ 3,2 milhões para afastar o fantasma do alagamento. Neste ano, serão feitas limpezas no Parque Nacional do Iguaçu, rio Iguaçu, rio Barigui (na altura do Conjunto Olaria), rio Belém e rio Pulador, na junção com o rio Barigui.