Vereador Luizão destaca os 85 anos do PCdoB

por Assessoria Comunicação publicado 26/03/2007 19h50, última modificação 15/06/2021 10h39
O vereador Luizão Stellfeld (PCdoB) saudou, nesta segunda-feira (26) a passagem do aniversário de seu partido, ocorrida domingo, 25 de março. O parlamentar relembrou que o Partido Comunista do Brasil completou 85 anos de fundação, sendo o mais antigo em atividade na política nacional, com trajetória “sempre marcada pela incansável defesa do povo na luta pela democracia, pelas liberdades democráticas e contra toda forma de opressão”.
Luizão afirmou, ainda, que, “durante seus 85 anos, o PCdoB viveu mais de 60 na clandestinidade, perseguido duramente pelas ditaduras do Estado Novo (1937-1945) e militar (1964-1985). Fez constar na Constituição de 1945 o artigo que garante a liberdade religiosa. Na década de 1970, lutou em defesa da democracia, levantando a bandeira da anistia, e foi o partido que deu o maior número de mártires à causa da democracia e do socialismo”.
Segundo o vereador, a sigla também tem sido intransigente defensora do Brasil, da independência e soberania da Nação, tendo, ao lado de outras forças nacionalistas, organizado a vitoriosa campanha do “petróleo é Nosso”, que deu origem à Petrobras.
Para Luizão, o PCdoB é um partido profundamente nacional e patriótico e tem consciência que a luta pela soberania e pelo socialismo só será vitoriosa com a derrota do imperialismo. Por isso, é também profundamente internacionalista e cultiva a solidariedade ativa entre os trabalhadores e os povos oprimidos que lutam pela sua libertação.
“Na atualidade, a legenda defende a paz e se opõe à escalada guerreira do imperialismo norte-americano, luta por uma nova ordem mundial multipolar, assentada no direito internacional e no respeito à autodeterminação dos povos, e apóia decididamente a luta do povo do Iraque, Afeganistão e Palestina, que hoje resiste à ocupação americana”, completou.
Governo
Luizão também destacou que o partido participa do governo Lula desde seu primeiro mandato e ajudou a construir sua primeira vitória, numa aliança que começou em 1989. “Consolidou seu nome, ampliou a bancada, elegeu prefeitos, senadores e nomes que hoje batalham, no Legislativo e no Executivo, por um Brasil igualitário, soberano e desenvolvido. Ocupa o Ministério dos Esportes e diversas secretarias de Esporte em governos estaduais e prefeituras por todo o País. No Paraná, o PCdoB tem, com Ricardo Gomyde, a direção da Paraná Esporte. Sob a coordenação do partido, o esporte se tornou política pública de inclusão social, principalmente para a infância e juventude mais carente”, disse.
O vereador concluiu ressaltando que, na semana passada, o PCdoB de Curitiba e região metropolitana recebeu a filiação de mais de 80 operários de fábricas como Benteler, Kraft, New Holland, Volkswagen, Metapar, Rodo Línea, ABS Bombas, FCM, Volvo do Brasil, CSI Cargo e outras. Todas empresas de Curitiba e região metropolitana, o que mostra a força e vitalidade do partido na região. “Por tudo isso, merece, na passagem dos seus 85 anos, a homenagem de seus membros, aliados, amigos e de todo o povo. Mesmo com mais de oito décadas, é um partido jovem, que acredita e luta por um futuro melhor para os brasi
leiros.”