Vereador aplaude projeto que revitaliza Rua Teffé

por Assessoria Comunicação publicado 10/07/2006 17h15, última modificação 10/06/2021 09h37
O projeto que pretende transformar a Rua Teffé, no Bom Retiro, numa atração turística e comercial de Curitiba foi destacado pelo vereador Mario Celso Cunha (PSDB). Atualmente, um local bastante conhecido dos curitibanos por causa da concentração de lojas de calçados adultos e infantis, a rua e seus arredores são alvo de um projeto que está sendo desenvolvido por técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – Ippuc e por representantes da Associação de Comerciantes da Rua Teffé.
Segundo o vereador, a iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Curitiba não apenas em função do estímulo que se dará ao comércio na região, com a geração de novos empregos, como também pelo atrativo turístico em que se transformará o pólo de compras. Lembra Mario Celso que várias cidades brasileiras possuem ruas ou bairros que se transformaram em atrativos para os turistas em função do comércio. “O maior exemplo disso é o Rua 25 de Março, em Curitiba, conhecida até fora do País por seu comércio popular”, ressalta.
Mario Celso explica que o projeto que está sendo desenvolvido prevê atenção especial à segurança no trânsito, com sinalização para travessia de pedestres, implantação de floreiras, de lombada eletrônica, ampliação dos espaços para calçadas, implantação de iluminação especial e de áreas de estar com paisagismo, além da colocação de bancos para descanso. Além da Teffé, ruas paralelas e transversais serão beneficiadas, possibilitando a expansão de pontos de venda.
O vereador destaca, ainda, que outras regiões da cidade poderão seguir o exemplo deste projeto, especialmente onde existe comércio segmentado. Mario Celso diz que o comércio de rua pode ser revitalizado se o apelo comercial for contemplado por uma ação da administração pública nas áreas de urbanização e segurança pública, especialmente.