Vereador alerta para perigo da hepatite C

por Assessoria Comunicação publicado 30/10/2006 19h15, última modificação 14/06/2021 07h14
Para alertar a população das formas de transmissão da hepatite C, o vereador Ney Leprevost (PP) apresentou na Câmara de Curitiba projeto que prevê campanha permanente para prevenção e controle da doença. Segundo o parlamentar, a hepatite C, caso não seja tratada corretamente, pode evoluir para cirrose, insuficiência hepática e câncer no fígado. "As transmissões podem ocorrer por transfusões de sangue, seringas compartilhadas, cirurgias e relações sexuais sem preservativo", alerta o parlamentar.
As estimativas são de que no Brasil 1,5 milhão de pessoas já tiveram contato com o vírus. A doença, que é assintomática, pode ser detectada através de exame de sangue. Basta que o médico solicite a sorologia do vírus C. Em caso de confirmação, o paciente deve fazer avaliação do fígado para verificar se há comprometimento. "Quando a doença é detectada a tempo, normalmente o tratamento com medicamentos é satisfatório. Por isso, a preocupação na aprovação deste projeto", diz.
Doença silenciosa
As hepatites são doenças infecciosas que levam à inflamação do fígado, podendo matar. Ao contrário do que muita gente pensa, nem sempre a pessoa que está com hepatite apresenta sintomas como pele amarela, urina escura e fezes brancas. Em muitos casos a doença é “silenciosa”. Quando diagnosticada, o fígado já está comprometido, dificultando a recuperação do paciente, podendo levá-lo à morte.
Leprevost conclui explicando que as ações de prevenção e promoção à saúde, estímulo e garantia de vigilância epidemiológica e sanitária, além do diagnóstico e tratamento das hepatites, são ações que podem ser desenvolvidas pelo município a partir de campanha específica sobre esse tipo de enfermidade.