Utilidade pública para Anamob é aprovada em 1º turno

por Assessoria Comunicação publicado 16/09/2014 14h30, última modificação 27/09/2021 09h23
Foi aprovado em 1º turno, na sessão plenária desta terça-feira (16), o projeto de lei de autoria da vereadora Carla Pimentel (PSC) que confere a condição de utilidade pública à Agência Nacional em Mobilidade (Anamob) (014.00001.2014). Com votos favoráveis dos 26 vereadores presentes naquele momento, o projeto passou pelo 1º turno com unanimidade. Para a vereadora proponente do projeto, a entidade exerce um papel fundamental na prevenção de acidentes de trânsito.

Carla lembrou que a Anamob, associação civil, sem fins lucrativos e com sede em Curitiba, desenvolve uma série de projetos de educação e conscientização, como, por exemplo, o Boa Prosa, que visa instruir o público idoso quanto aos perigos do trânsito. “Trata-se de um projeto que já atendeu 312 pessoas e atenderá muito mais até 2020”, defendeu a vereadora. A entidade também apoiou a criação do movimento “Maio Amarelo”, de iniciativa da Frente Parlamentar do Trânsito Seguro, presidida pela própria Carla Pimentel.

Além, disso, a Anamob promoverá, no dia 18 de setembro, o II Open Fórum do Trânsito e Transformação, em parceria com entidades como o Serviço Social da Indústria – PR (Sesi-PR) e o Instituto Renault. O evento contará com especialistas como o antropólogo Roberto da Matta e será mediado pelo jornalista Ricardo Boechat.

Carla Pimentel sintetizou que “as atividades da Anamob consistem essencialmente em preservar a vida das pessoas no trânsito por meio de ações sustentáveis para promover mobilidade, acessibilidade e segurança viária”.

Justificativas de votos favoráveis

Para o vereador Bruno Pessuti (PSC) “o trânsito atual nas grandes cidades se mostra tão alarmante quanto uma guerra civil. A valorização de uma entidade como a Anamob é fundamental para a preservação das vidas e um uso racional do trânsito”, defendeu. Rogério Campos (PSC) entende que “a educação para o trânsito está longe de ser um assunto menor, daí o apoio generalizado ao projeto”.

Já o vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) destacou que o poder público precisa desse serviço de armazenamento de dados relativos ao trânsito, “fato que valoriza ainda mais o trabalho desenvolvido pela Anamob”, frisou.

O parlamentar também lembrou do trabalho desenvolvido por outra entidade: o Observatório Nacional de Segurança Viária. “Com base nos dados fornecidos por entidades como o Observatório e a Anamob, o poder público pode planejar suas ações e políticas sociais quanto aos problemas do trânsito”.

Segundo o vereador Valdemir Soares (PRB) mudanças no trânsito de uma cidade com a dinâmica de Curitiba não seriam possíveis sem o auxílio das informações fornecidas por entidades como a Anamob. “A utilidade pública servirá para facilitar as atividades da Agência”.