Turismo em Curitiba: vereadores aprovam Dia da Estrada da Graciosa

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 01/04/2024 16h15, última modificação 02/04/2024 10h30
Articulada com outros municípios no entorno da Estrada da Graciosa, a criação da data especial é vista como estímulo ao turismo em Curitiba.
Turismo em Curitiba: vereadores aprovam Dia da Estrada da Graciosa

Foram 21 votos positivos à criação do Dia da Estrada da Graciosa em Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Por unanimidade, nesta segunda-feira (1º), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram a criação do Dia da Estrada da Graciosa. O projeto de lei celebra a data de 20 de julho de 1873, quando foi terminada a obra de engenharia que liga a capital ao litoral do Paraná. “A BR-277 só foi aberta em 1968”, disse Tico Kuzma (PSD), líder do governo, ressaltando a importância econômica da via. Responsável pelo protocolo, além de Kuzma mais treze vereadores assinaram a proposta em coautoria. Há um apelo dos órgãos de turismo para que Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Morretes, por onde passa a Estrada da Graciosa, aprovem leis semelhantes, uniformizando as comemorações.

“O objetivo é que essa data atraia a atenção das pessoas, trazendo turistas para Curitiba e para os municípios da região metropolitana. O Dia da Estrada da Graciosa também será uma data de memória, frisando a importância dessas estruturas para o desenvolvimento regional”, opinou Tico Kuzma. Com ele, assinam a proposta Beto Moraes (PSD), Bruno Pessuti (Pode), Ezequias Barros (PMB), Hernani (PSB), João das 5 Irmãos (sem partido) Mauro Bobato (PP), Oscalino do Povo (PP), Osias Moraes (PRTB), Pastor Marciano Alves (Republicanos), Rodrigo Reis (sem partido), Salles do Fazendinha (Rede), Serginho do Posto (sem partido), Sidnei Toaldo (PRD) e João da 5 Irmãos (sem partido).

“A construção da Estrada da Graciosa começou logo após a criação da Província do Paraná, por ordem de seu primeiro presidente Zacarias de Góis Vasconcelos. Até o século 20, foi o único percurso pavimentado do estado, de maneira que chegou a ser considerada a estrada mais importante do Brasil. Era utilizada como ponto de escoamento da produção de café, erva-mate e madeira do Paraná aos portos de Paranaguá e Antonina”, diz a justificativa do projeto de lei, que volta ao plenário, nesta terça (2), para discussão em segundo turno (005.00185.2023). 

“A Estrada da Graciosa é um ponto turístico, um cenário fabuloso. Passou por problemas, em razão das chuvas, mas está se recuperando. Então quem vai uma vez, quer voltar outras vezes”, concordou Sidnei Toaldo, antes de Salles do Fazendinha (Rede) também elogiar a proposta. “Do ponto de vista político, [a data] é importante para destacar a importância da estrada e ajudar na sua preservação”, frisou Serginho do Posto (sem partido).

Mais projetos de lei incentivando turismo regional podem ser votados em 2024

Durante a criação do Dia da Estrada da Graciosa, três vereadores pediram a palavra para resgatar projetos de lei e uma sugestão ao Executivo que incentivam o turismo regional. O primeiro foi Osias Moraes (PRTB), autor de uma proposição para declarar fazer da cidade a Capital do Turismo Ferroviário, em razão da linha que corta a Serra do Mar ser reconhecida como uma das mais bonitas do mundo (005.00019.2024). Eder Borges (PP) lembrou da sua iniciativa “Rota das Araucárias” (005.00168.2022 com substitutivo 031.00089.2022), que propõe um consórcio intermunicipal para destravar parcerias público-privadas que fomentem o turismo na Grande Curitiba.

O Jornalista Márcio Barros lembrou de uma sugestão ao Executivo na qual pedia a criação da campanha “Curitiba +1”, cuja ideia é convencer os visitantes que, se ficarem mais um dia na cidade, terão diversas atrações na região metropolitana para conhecer, “enquanto usufruem da rede hoteleira e da gastronomia que a capital tem a oferecer” (203.00586.2021). O vereador foi o presidente da Frente Parlamentar da Retomada Econômica e do Desenvolvimento do Turismo, que funcionou de 2021 a 2022.

Vereadores atualizam Utilidade Pública da Associação Garibaldis e Sacis

Também por unanimidade, com 21 votos favoráveis, foi aprovado, em primeiro turno, o projeto para atualizar a lei municipal 16.240/2023, que concedeu a Declaração de Utilidade Pública à Associação Recreativa e Cultural Amigos do Garibaldis e Sacis. A proposta é alterar o nome da entidade para Associação Recreativa, Cultural, Assistencial e Educacional Amigos do Garibaldis e Sacis (Arcaeags). Acontece que a organização alterou seu estatuto social após a aprovação da lei, tornando  necessário ajustar a legislação (015.00001.2023). A proposta é de iniciativa vereadora Professora Josete (PT).