Tribuna Livre: Setembro Amarelo e a prevenção ao suicídio

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 10/09/2021 18h15, última modificação 15/09/2021 08h59
Cerca de 12 mil brasileiros tiram a própria vida anualmente. Assim, o tema da Tribuna Livre desta semana é o cuidado psicológico.
Tribuna Livre: Setembro Amarelo e a prevenção ao suicídio

Em homenagem à campanha, a CMC iluminou o Palácio do Rio Branco de amarelo. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Na Tribuna Livre, nesta quarta-feira (15), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebem o médico Glauber Higa Kaio, vice-presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ). Ele é um convidado da Mesa Diretora da CMC, a pedido do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade) e a atividade faz parte das ações da CMC para o Setembro Amarelo, que é o mês no qual são discutidas formas de prevenção ao suicídio (076.00035.2021). 

A palestra de Glauber Kaio será transmitida ao vivo pelas redes sociais da CMC, a partir das 9h, pois a Tribuna Livre ocorre dentro da sessão plenária. Este mês é escolhido para essa campanha em razão do Dia Mundial de Combate ao Suicídio ser celebrado no 10 de setembro. Em apoio ao movimento, o Palácio Rio Branco – prédio histórico do Legislativo - ficará iluminado na cor amarela, entre os dias 1 e 3, e 9 e 30 deste mês. 

Anualmente, mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo tiram suas vidas, sendo que só no Brasil são 12 mil mortes (leia mais). Além disso, durante o último ano, com a pandemia da covid-19, os especialistas têm alertado para um aumento de doenças mentais, como depressão e ansiedade. 

Tribuna Livre
A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas discutidos na Tribuna Livre são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

Conforme o Regimento Interno do Legislativo, as Tribuna Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – geralmente, após a votação dos projetos de lei e demais proposições, a menos que ocorra a inversão da pauta. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda o uso desse espaço por representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

Clique aqui para consultar todos os temas já abordados na Tribuna Livre em 2021.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato.
Revisão: José Lázaro Jr.