Tribuna Livre: servidores são homenageados pelo Dia do Professor

por Assessoria Comunicação publicado 15/10/2014 14h50, última modificação 27/09/2021 10h58
Duas servidoras públicas municipais foram homenageadas pela Câmara de Curitiba no Dia do Professor, celebrado nesta quarta-feira (15). A atividade ocorreu durante a sessão plenária – no espaço da Tribuna Livre – e foi proposta pela liderança do prefeito na Casa e pela Comissão Executiva.

O diploma foi entregue à professora mais nova da rede municipal de ensino, Simeia Bozani, que trabalha no Centro de Educação Integral Monteiro Lobato, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Graduada em pedagogia, a servidora é especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e atualmente conclui a pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva.

A Câmara Municipal também fez uma homenagem aos professores de Curitiba ao destacar a atuação da professora mais antiga da rede municipal de ensino em exercício. Isolina de Abreu está lotada na Escola Municipal Sophia Roslindo, do Alto Boqueirão e iniciou sua carreira como educadora em 1994.

“Neste dia, quero agradecer aos professores e professoras. Também agradeço a todos que trabalham na área da educação. Mas o agradecimento é especial aos professores, porque um país mais justo e igualitário passa pelas mãos dos professores. É uma singela homenagem ao conjunto de profissionais da nossa cidade, do nosso estado”, parabenizou Pedro Paulo (PT), em nome dos vereadores.

“Os professores estão na ponta da linha. São eles que ajudam na formação dos cidadãos. Sem eles, nada tem sentido”, disse o presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV), ao lembrar a aprovação do novo plano de carreira do magistério municipal, nesta segunda (13) e terça-feira (14). A homenagem foi corroborada por Professor Galdino (PSDB) e Professora Josete (PT).

Em nome dos servidores da Secretaria Municipal de Educação (SME), a administradora da pasta, Roberlayne Roballo, agradeceu a aprovação do projeto do Executivo e fez um breve retrospecto da formação dos docentes no Brasil. Ela destacou a participação histórica das mulheres nas atividades educativas e em outras áreas da sociedade, como direito ao voto.

15 de outubro

O Dia do Professor foi instituído em 15 de outubro em referência à assinatura, em 1827, do decreto imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. A primeira comemoração relacionada à data foi registrada em 1947. Mas o feriado escolar só foi oficializado por meio do decreto federal 52.682/1963, assinado em 14 de outubro daquele ano.