Tribuna Livre: Adetur Rotas do Pinhão será destaque na Câmara de Curitiba

por Mariana Aquino*, especial para a CMC. — publicado 25/02/2025 17h24, última modificação 25/02/2025 17h24
Especialista apresentará a Jornada da Fé e a importância do turismo regional nesta quarta-feira (26).
Tribuna Livre: Adetur Rotas do Pinhão será destaque na Câmara de Curitiba

Tribuna Livre contará com a presença do presidente da Adetur Eros Consentino Tozetto. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) é um espaço destinado à participação cidadã, em que especialistas e representantes da sociedade podem apresentar temas de interesse público. Nesta quarta-feira (26), o plenário da CMC receberá Eros Consentino Tozetto, presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Rotas do Pinhão (Adetur Rotas do Pinhão), para falar sobre a "Jornada da Fé - Rotas do Pinhão".

O convite para a apresentação foi feito pelo vereador Jasson Goulart (Republicanos), com o objetivo de destacar a relevância do turismo regional para o desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana de Curitiba. Segundo o requerimento (076.00006.2025), a Adetur atua na articulação entre o poder público, a sociedade civil e empresas do setor para fortalecer e monitorar políticas, planos e projetos na área do turismo sustentável.

Criada em 2015, a Adetur surgiu da colaboração entre empresas, o Sebrae-PR, a Paraná Turismo e o Fórum Metropolitano de Secretários de Turismo. Atualmente, é reconhecida como Instância de Governança Regional das Rotas do Pinhão pelo Ministério do Turismo e pelo Governo do Paraná. O debate na Tribuna Livre buscará ampliar o diálogo sobre iniciativas que impulsionam o setor turístico, gerando oportunidades econômicas e promovendo a cultura local.

Como funciona o Programa de Regionalização do Turismo (PRT)?

A Região Metropolitana de Curitiba está inserida no Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo (MTur), por meio da Instância de Governança Regional das Rotas do Pinhão, permitindo que os destinos turísticos locais sejam incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro.

O PRT tem como objetivo fortalecer o setor de maneira descentralizada, respeitando as particularidades culturais, históricas e econômicas de cada região. Para aderir ao programa, os municípios devem atender a alguns requisitos, como ter um órgão gestor de turismo ativo, um Conselho Municipal de Turismo funcionando regularmente, orçamento próprio para o setor, bem como integrar uma instância de governança regional.

Os municípios são classificados de "A" a "E" conforme o fluxo de visitantes, a arrecadação e a infraestrutura de hospedagem. Essa categorização orienta investimentos e políticas para o desenvolvimento turístico, beneficiando a economia e a geração de empregos.

Para mais informações sobre a Adetur e suas iniciativas, acesse: www.rotasdopinhao.com.br/adetur.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Pedritta Marihá Garcia.
Edição: Pedritta Marihá Garcia.
Revisão: Ricardo Marques