Tribuna Livre reforça campanha do Dia da Síndrome de Down

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 18/03/2022 11h00, última modificação 17/03/2022 15h37
A convite de Pier Petruzziello, a CMC receberá a advogada Marlene Dias Carvalho, ativista dos direitos da pessoa com deficiência.
Tribuna Livre reforça campanha do Dia da Síndrome de Down

O mote da campanha de 2022 é o significado da inclusão. (Foto: Canva)

"O que significa inclusão?”. Esse é o tema da campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down 2022, data de conscientização global que estará em pauta na Câmara Municipal de Curitiba, na próxima Tribuna Livre. A convite do vereador Pier Petruzziello (PTB), o Legislativo receberá, na sessão de quarta-feira (23), a advogada Marlene Dias Carvalho, ativista dos direitos da pessoa com deficiência (PcD). 

Procuradora federal aposentada, Marlene vai falar sobre a campanha e a importância da inclusão para o desenvolvimento da PcD (076.00004.2022). A convidada faz parte dos comitês jurídicos da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) e da Federação Paranaense de Associações de Síndrome de Down (FEPASD). Além disso, é coordenadora do Grupo Somos Mais, para adolescentes com síndrome de Down e seus familiares, e ex-presidente da Associação Reviver Down. 

No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 300 mil pessoas vivem com a síndrome de Down. Ela não é uma doença, e sim uma alteração genética na divisão celular do óvulo que resulta em um par a mais no cromossomo 21 - chamada de trissomia.

Celebrado anualmente em dia 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down foi instituído em 2006 pela organização Down Syndrome International e reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), seis anos depois. O objetivo é dar mais visibilidade ao tema e conscientizar a sociedade sobre a necessidade da inclusão. A data escolhida, 21/03, faz alusão à trissomia (triplicação) no cromossomo 21 (leia mais).

Tribuna Livre
Espaço democrático de debates, a Tribuna Livre é mantida pela CMC como um canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, os debates ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – conforme acordo de líderes, após os pronunciamentos do pequeno expediente.

Os temas são sugeridos pelos vereadores, que por meio de requerimento indicam uma pessoa ou entidade para a fala em plenário. O espaço pode servir para a prestação de contas de uma organização que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

Confira aqui os temas debatidos nas últimas Tribunas Livres.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Edição: Fernanda Foggiato

Revisão: Vanusa Paiva