ProMulher arrecada itens de higiene para mulheres apenadas e presas

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 17/03/2022 16h35, última modificação 22/03/2022 16h00
Ação solidária começa nesta sexta-feira (18) na CMC. Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC) e Defensoria Pública do PR são apoiadores da iniciativa.
ProMulher arrecada itens de higiene para mulheres apenadas e presas

Os itens que podem ser doados são: sabonete, creme dental, desodorante em roll-on ou em creme e shampoo/condicionador em galão de 5 litros. (Foto: Canva)

A Procuradoria da Mulher (ProMulher) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove, a partir desta sexta-feira (18), uma campanha de arrecadação de itens de higiene feminina. A ação solidária é promovida em parceria com a Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC), com o Núcleo da Política Criminal e da Execução Penal (NUPEP) da Defensoria Pública do Estado do Paraná, e com a Clínica de Acesso à Justiça e Educação nas Prisões (CAJEP) da UFPR (Universidade Federal do Paraná). 

O público-alvo são mulheres apenadas e presas do sistema prisional do Paraná. Até 29 de abril, servidores efetivos, comissionados, terceirizados, estudantes da UFPR e população em geral poderão colaborar com a arrecadação dos materiais de higiene, que serão destinados a duas unidades penais localizadas na região metropolitana de Curitiba: Centro de Integração Social (CIS) e Penitenciária Feminina do Paraná (PFP). Somente a PFP tem capacidade para 400 mulheres. 

Os itens que podem ser doados são: sabonete, creme dental, desodorante em roll-on ou em creme, shampoo/condicionador em galão de 5 litros. As caixas para coleta das doações estarão dispostas nas entradas dos anexos I e II da CMC e na Diretoria de Gestão de Recursos Humanos (DGRH), localizada no anexo III. A CAJEP também organiza a arrecadação no campi da UFPR da região central de Curitiba. 

A distribuição dos materiais será coordenada pelo NUPEP. O órgão tem entre diversas funções a de promover ações relacionadas à construção de políticas criminais fundadas na legalidade e na alteridade e a de atuar na tutela coletiva de direitos de pessoas presas e seus familiares no Paraná, bem como de vítimas de crimes e seus familiares. Os itens de higiene feminina arrecadados na campanha da ProMulher serão entregues na primeira semana de maio, em data a ser definida.

Para mais informações sobre a ação solidária, entre em contato na ProMulher pelo whatsapp (41) 99112 0045, telefone (41) 3350 4753 ou pelo e-mail procuradoriadamulher@cmc.pr.gov.br. 

A ProMulher
Combater todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres. Esse é o objetivo da Procuradoria da Mulher da CMC. Criado em 2019 após sua inclusão no Regimento Interno, o órgão foi inserido no organograma da Casa quase dois anos depois, em 2021, com a aprovação da lei municipal 15.880/2021No biênio 2021/2022, Maria Leticia ocupa o cargo de procuradora; e as vereadoras Noemia Rocha (MDB) e Carol Dartora (PT) são, respectivamente, 1ª e 2ª procuradoras-adjuntas. As titulares são indicadas pelo presidente da Casa, no início de cada gestão da Mesa Diretora. 

A ProMulher é um órgão independente, não sendo subordinado a nenhum outro da Casa. As principais funções são: receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher; fiscalizar as políticas públicas e os programas municipais para a igualdade de gênero; zelar pela participação efetiva das vereadoras nos órgãos e nas atividades da Câmara Municipal; promover campanhas educativas e antidiscriminatórias; cooperar com organismos locais, estaduais e nacionais, públicos ou privados; e realizar pesquisas, seminários e demais atividades ligadas ao tema e à representação feminina na política.