Tribuna Livre discute trabalho híbrido no pós-pandemia

por Fernanda Foggiato | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 10/06/2022 10h00, última modificação 09/06/2022 15h24
A convite de Herivelto Oliveira, o espaço democrático de debates da CMC recebe consultora de RH.
Tribuna Livre discute trabalho híbrido no pós-pandemia

Na CMC é possível sistema híbrido de trabalho, com escala presencial e parte das atividades remotas. (Foto: Carlos Costa/CMC)

As mudanças e adaptações necessárias no pós-pandemia para o sistema híbrido de trabalho, que mescla atividades presenciais e remotas, estarão em pauta na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na sessão da próxima quarta-feira (15). Por proposição do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), o plenário recebe a consultora de Recursos Humanos Fernanda Alves Chaves para conduzir o debate (076.00013.2022). 

Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, a convidada é professora universitária. Conforme Oliveira, ela possui “grande vivência e conhecimento nos temas relacionados à gestão de pessoas”. A Tribuna Livre, avalia o vereador, será importante discutir como os gabinetes e setores administrativos da Câmara Municipal podem “adequar o trabalho ao novo formato híbrido sem perdas de produtividade e, mais, com ganhos no uso adequado do tempo”. 

“Com a implementação do trabalho remoto durante a pandemia, muitas práticas e adaptações permanecem após o retorno ao trabalho presencial”, diz a proposição. Fernanda deve abordar, segundo Oliveira, temas como as formas de monitoramento do trabalho remoto e quais os benefícios e cuidados que se deve ter para um melhor aproveitamento deste novo formato no setor público. 

Conforme a 6ª edição da pesquisa “Covid-19: como será o seu retorno aos escritórios”, elaborada pela KPMG no Brasil, a maior parte das organizações traçava estratégias para o retorno aos escritórios, sendo que 85% previam variar entre o trabalho remoto e as atividades presenciais. No caso em que os entrevistados responderam que haviam optado ou iriam adotar o modelo híbrido, 29% estimaram manter o home office duas vezes por semana e outros 29%, três vezes por semana.

Uma e quatro vezes por semana corresponderam, respectivamente, a 9% e a 7% das respostas. No caso de 11% dos entrevistados, a expectativa era continuar apenas com o sistema remoto, enquanto 15% pretendiam retomar as atividades 100% presenciais. O levantamento contou com a participação de 287 empresários, de diferentes áreas de atuação, entre julho e agosto do ano passado.

No começo de junho, a CMC homologou, com 35,32% de economicidade, o pregão 8/2022, para equipamentos de informática. O teto da licitação era de R$ 758,5 mil, para 15 lotes distintos, dos quais apenas um não recebeu propostas. Com a competição entre os fornecedores, por meio do portal eletrônico www.licitacoes-e.com.br, o custo caiu para R$ 486,6 mil. Os itens adquiridos serão utilizados na readaptação do Legislativo para o trabalho pós-pandemia, com a retomada da atividade presencial e o aperfeiçoamento das escalas híbridas.

Tribuna Livre
Espaço democrático de debates, a Tribuna Livre é mantida pela CMC como um canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, os debates ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – seguindo acordo de líderes, após os pronunciamentos do pequeno expediente. 

Os temas são sugeridos pelos vereadores, que por meio de requerimento indicam uma pessoa ou entidade para a fala em plenário. O espaço pode servir para a prestação de contas de uma organização que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc. 

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais do Legislativo no YouTube, no Facebook e no Twitter. Confira, no site institucional, os assuntos discutidos nas outras Tribunas Livres de 2022.