Tribuna Livre: desaparecimento de crianças é o tema desta semana

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 02/08/2021 16h05, última modificação 02/08/2021 16h05
A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares.
Tribuna Livre: desaparecimento de crianças é o tema desta semana

Casos de crianças desaparecidas no Paraná são investigados pelo Sicride, da Polícia Civil. (Foto: Canva)

No retorno das sessões plenárias, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, na Tribuna Livre de quarta-feira (4), a delegada da Polícia Civil do Paraná, Patrícia Nobre Paz. A convite da primeira-secretária do Legislativo, Flávia Francischini (PSL), ela vai falar sobre o desaparecimento de crianças. O espaço de debate ocorrerá após o pequeno expediente e antes da votação dos projetos de lei na ordem do dia, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Casa.

 Patrícia Nobre Paz é delegada titular do Sicride – Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas, e delegada adjunta do Nucria Curitiba, Núcleo de Proteção a Crianças e Adolescentes Vítimas de Crimes. Ambas as unidades da Polícia Civil tratam especificamente do desaparecimento de crianças no estado. O requerimento de solicitação do uso da Tribuna Livre é o 076.00028.2021.

 O Sicride foi criado em 1995. O serviço da Polícia Civil centraliza o registro de ocorrências envolvendo crianças desaparecidas no âmbito do território estadual, promovendo a apuração dos fatos de seu conhecimento, mediante o processamento respectivo, inclusive prosseguindo na instrução de inquéritos policiais já instaurados.

 Tribuna Livre
A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas discutidos na Tribuna Livre são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

 Conforme o Regimento Interno do Legislativo, as Tribuna Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – geralmente, após a votação dos projetos de lei e demais proposições, a menos que ocorra a inversão da pauta. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda o uso desse espaço por representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

 Clique aqui para consultar todos os temas já abordados na Tribuna Livre em 2021.