Tribuna Livre debate nova lei da Triagem Neonatal nesta quarta-feira

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 29/11/2021 16h10, última modificação 29/11/2021 16h10
A convite de Amália Tortato (Novo), a médica Carolina Cardoso de Mello Prando debaterá a nova lei federal do “Teste do Pezinho” com os vereadores.
Tribuna Livre debate nova lei da Triagem Neonatal nesta quarta-feira

Tribuna Livre discutirá nova lei da triagem neonatal, nome oficial do "Teste do Pezinho". (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

A sessão plenária desta quarta-feira (1º), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), contará com a presença da médica Carolina Cardoso de Mello Prando, que é alergista e imunologista pediátrica. Convidada pela vereadora Amália Tortato (Novo), a médica fará uso da Tribuna Livre para discorrer sobre a Triagem Neonatal em Curitiba (076.00034.2021).

Segundo Amália Tortato, um dos motivos da evasão escolar é a “necessidade de submissão de crianças e adolescentes a tratamentos de saúde, que acabam prejudicando o convívio comunitário, escolar e familiar”. Muitas vezes, esses tratamentos poderiam ser evitados, por se tratarem de doenças detectáveis quando recém-nascidos, por meio da Triagem Neonatal - “o famoso Teste do Pezinho”.

Algumas dessas doenças incluem a Imunodeficiência Combinada Grave (SCID), a Atrofia Muscular Espinhal (AME), a Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias ou a Fibrose Cística, entre outras. Em maio deste ano, o governo federal atualizou o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), por meio da lei federal 14.154/2021, que será debatida na CMC.

Os problemas decorrentes de eventual insuficiência na identificação oportuna de algumas doenças, como por exemplo as detectáveis pela tecnologia disponível no Brasil, podem significar risco de morte ou sequelas para as crianças e os adolescentes acometidos, prejudicando seu desenvolvimento por toda a vida”, afirma Amália Tortato, em sua justificativa.

Portanto, conscientes de que os cuidados relacionados à infância e à adolescência também envolvem questões de saúde pública, adotamos uma visão holística de aferição do atendimento prestado a esse público por parte de Curitiba, especialmente quanto aos filhos de famílias de baixa renda, que necessitam de ativas políticas públicas para fornecê-los o básico, com o qual poderão desenvolver-se”, finaliza a vereadora.

Tribuna Livre
A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser um canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, os debates ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – conforme acordo de líderes, após os pronunciamentos do pequeno expediente.

Os temas discutidos na Tribuna Livre são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda o uso desse espaço por representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

Clique aqui para consultar todos os temas já abordados na Tribuna Livre em 2021.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Revisão: José Lázaro Jr.