Tribuna Livre: CMC recebe coordenador geral da Cufa Paraná

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 16/08/2021 19h04, última modificação 16/08/2021 19h04
José Campos Martins, o Zé da Cufa, vai apresentar aos vereadores as ações sociais desenvolvidas pela entidade.
Tribuna Livre: CMC recebe coordenador geral da Cufa Paraná

Zé da Cufa estará na sessão plenária de quarta-feira a convite de João da 5 Irmãos (PSL). (Foto: Gibran Mendes)

A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) desta semana recebe o coordenador geral da Central Única das Favelas (Cufa) no Paraná, José Campos Jardim, o Zé da Cufa. Espaço democrático de debates mantido pelo Legislativo para ser canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares, a TL será na quarta-feira (18), durante a sessão plenária, que começa regimentalmente às 9 horas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. 

A participação de Zé da Cufa na Tribuna Livre é à convite do vereador João da 5 Irmãos (PSL), conforme o requerimento 076.00029.2021. O coordenador da Cufa Paraná vai apresentar aos vereadores os trabalhos sociais que são desenvolvidos pela instituição. O convite tem como argumento, o atual cenário sócio-econômico e a crise provocada pela pandemia da covid-19.

Conforme o site da Cufa Paraná, esta promove atividades em diversas áreas como educação, lazer, esportes, cultura e saúde, que servem como ferramentas de integração e de inclusão social. “A equipe AEC-CUFA é composta, em grande parte, por jovens formados nas oficinas de capacitação e profissionalização das bases da instituição e oriundos das camadas menos favorecidas da sociedade; em sua maioria, moradores de comunidades carentes”, diz a instituição. 

Tribuna Livre
A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas discutidos na Tribuna Livre são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc. 

Conforme o Regimento Interno do Legislativo, as Tribuna Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – geralmente, após a votação dos projetos de lei e demais proposições, a menos que ocorra a inversão da pauta. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda o uso desse espaço por representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária. 

Clique aqui para consultar todos os temas já abordados na Tribuna Livre em 2021.