Trabalhos premiados viram curso na Escola do Legislativo

por Assessoria Comunicação publicado 12/12/2014 18h20, última modificação 28/09/2021 09h21

O trabalho da Assessoria de Comunicação nas redes sociais e o reposicionamento do setor, agora focado em jornalismo de interesse público, premiados no 9º Prêmio Sangue Bom, do Sindicato dos Jornalistas do Paraná, foram objeto de um curso, nesta sexta-feira (12), da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba. Representando o setor, os servidores José Lazaro Jr. e Pedritta Marihá Garcia, abordaram os temas e noções de redação jornalística.
    
Participaram da atividade servidores da instituição, assessores dos vereadores Carla Pimentel (PSC), Dona Lourdes (PSB), Cacá Pereira (PSDC), Jorge Bernardi (PDT), Paulo Rink (PPS), Professor Galdino (PSDB) e Tito Zeglin (PDT), e estudantes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Faculdade Opet.

“Durante o ano de 2013, a Assessoria de Comunicação da Câmara de Curitiba conseguiu transformar os princípios da impessoalidade e legalidade em um procedimento, cuja execução prática garantiu a universalização da cobertura institucional de notícias. É o "vínculo institucional", cuja ideia reside em só noticiar fatos ocorridos durante atividade oficial, portanto registrado em documentos de notório interesse público”, apontou José Lazaro.
    
Pedritta Garcia destacou que o uso do Twitter para “transmissões ao vivo” foi bem-aceito pelos seguidores da Câmara Municipal na rede social, hoje em número de 4.863. “O perfil deixou de ser apenas uma ferramenta complementar de comunicação para se transformar em um dos principais meios de prestação de contas e transparência do Legislativo”, afirmou, antes de detalhar como a ferramenta foi usada na cobertura da CPI do Transporte Coletivo – trabalho premiado na categoria “Mídias Sociais e Inovação”, do 9º Prêmio Sangue Bom.
    
O curso “Noções de redação jornalística e redes sociais para a comunicação pública” encerrou o ciclo de atividades da Escola do Legislativo em 2014, cujo resultado é a capacitação de mais de 200 pessoas nas mais diversas áreas: redação oficial, comunicação, legística, interpretação do regimento interno etc. “A intenção é continuar trazendo conteúdos com essa qualidade para dentro da Câmara Municipal, e manter abertas as portas da instituição para a comunidade”, frisou Antônio Torrens, um dos membros da Escola do Legislativo.