Tonfa, ciclofaixa e "fila da maionese": CMC faz 26 indicações à prefeitura

por José Lazaro Jr. — publicado 06/08/2020 13h45, última modificação 10/08/2020 14h13
Tonfa, ciclofaixa e "fila da maionese":  CMC faz 26 indicações à prefeitura

Os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba aprovaram 26 sugestões de ato administrativo ao Executivo no dia 5. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (5), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram 26 sugestões de ato administrativo ao Executivo. Com isso, os parlamentares, além dos projetos de lei e da fiscalização da prefeitura, buscam indicar à administração novas medidas a serem tomadas para melhorar a qualidade de vida na cidade. Por exemplo, a instalação de ciclofaixas nos calçadões de Curitiba (203.00272.2020), proposta por Mauro Ignácio (DEM).

Segundo Ignácio, houve aumento significativo no uso da bicicleta como meio de locomoção durante a pandemia, então ter espaços delimitados para o tráfego delas daria mais segurança aos ciclistas e pedestres. “A criação de espaços compartilhados vem se tornando um modal de sucesso em diversas cidades pelo mundo, desafogando o sistema de transporte público e auxiliando na preservação do meio ambiente”, argumenta o vereador.

Em plenário, a proposta foi debatida por Maria Leticia (PV), em especial a sugestão para ser implantada uma ciclofaixa no calçadão da rua XV, no Centro. “Ali as pessoas andam mais relaxadas, com tranquilidade, com crianças, parando nas lojas. Talvez fosse o caso de pensar num horário pré-estabelecido ou numa ciclofaixa nas ruas paralelas”, comentou a vereadora. “Talvez o Ippuc [Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba] tenha um estudo. Vamos aguardar a posição [da prefeitura]”, respondeu Ignácio.

O vereador Osias Moraes (Republicanos) defendeu duas indicações de ato administrativo. Em uma, pede para que a CMC e a Prefeitura de Curitiba, a exemplo de outros poderes públicos, criem hotsites para auxiliar vítimas de violência doméstica, com os telefones dos serviços de emergência (203.00267.2020). Na outra, Moraes sugere que seja ministrado curso de tonfa aos servidores da Guarda Municipal (206.00266.2020), “para que possam fazer uma abordagem com mais qualificação”. O vereador citou como exemplo a necessidade de defesa pessoal dos guardas, já que a tonfa é uma espécie de cassetete usado corpo-a-corpo.

A sugestão de Geovane Fernandes (Patriota) é para que a prefeitura flexibilize mais o horário de funcionamento dos restaurantes aos domingos, permitindo o atendimento a clientes das 11h às 16h (203.00280.2020). “Com o delivery, forma uma fila muito grande para pegar a carne assada, a maionese no domingo. Por isso, essa solicitação”, comentou o parlamentar, alertando que os curitibanos têm escapado da proibição aos domingos indo almoçar presencialmente em restaurantes da região metropolitana.

A instalação de barras de aço nas vagas destinadas ao estacionamento de motocicletas, para reforço da segurança dos veículos, foi a medida sugerida por Cacá Pereira (Patriota) para tentar conter o aumento desses furtos  (203.00270.2020). Já Rogério Campos (PSD) pediu que a prefeitura autorize os motoristas de aplicativo a ter 15 minutos de bônus no EstaR Digital, para usar em qualquer vaga enquanto aguardam solicitação para uma nova corrida (203.00284.2020).

Preocupado com o funcionamento das comunidades terapêuticas durante a pandemia, Thiago Ferro (PSC) pediu que o Executivo “facilite o fluxo dos atendimentos médicos” e “a retirada de medicamentos dos SUS para os usuários do serviço” (203.00286.2020). “As pessoas em tratamento da dependência química já fazem isolamento social”, pondera o vereador, argumentando que elas poderiam ser dispensadas de ir até as unidades de saúde enquanto durar a pandemia.

Confira as 26 indicações aprovadas aqui.