Título consagra dedicação do Padre Leocádio

por Assessoria Comunicação publicado 17/06/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 15h41

O padre Leocádio José Zytkowski, pároco da Igreja do Barreirinha, eucarístico da Pastoral Carcerária e atuante em movimentos de direitos humanos, com a Pastoral Operária, foi agraciado pela Câmara Municipal de Curitiba com o título de Cidadão Honorário, em solenidade ocorrida na noite da última quarta-feira (15). A proposta, do vereador Antonio Bueno (PPS), fez justiça ao trabalho desenvolvido pelo pároco na região, onde se concentram mais de 40 mil habitantes.
A cerimônia de entrega do título foi presidida pelo vereador Jairo Marcelino (PSB), prestigiada por diversas autoridades eclesiásticas e acompanhada por grande público, que lotou as galerias do Palácio Rio Branco. Os vereadores Elias Vidal (PFL), Angelo Batista (PP), Adenival Gomes, Nilton Brandão e André Passos, do PT, e Sabino Picolo (PFL) também estiveram presentes.
Em sua saudação, o vereador Antonio Bueno destacou “a moralidade do pároco, que transmite dignamente o dom sagrado de Deus, no trabalho que realiza, em total obediência à igreja e na vivência completa da vocação sacerdotal”.
Atuação
O pároco Leocádio, nascido em Araucária (Região Metropolitana de Curitiba) é responsável por uma série de ações benfeitoras para a comunidade. Além da realização de cursos profissionalizantes e até de alfabetização, tem garantido qualificação a seus paroquianos. Fruto deste trabalho é a simpatia que granjeou em toda a cidade.
Formado no ano de 95, em teologia e filosofia, o pároco Leocádio foi ordenado presbítero em 96 e, desde então, trabalha na evangelização e promoção social. Em paralelo ao trabalho que realiza em Curitiba, nos bairros Barreirinha e Abranches, atua nas paróquias das cidades de Almirante Tamandaré e Araucária pelas missões populares e em movimentos sociais, dos quais se destaca o mais recente, com dependentes químicos e desempregados. Já trabalhou em São Paulo com marginalizados e, aqui, vem lutando pela continuidade das transmissões da Rádio Corneta, considerada como mais um sustentáculo à população da zona Norte da cidade.