Tico Kuzma faz balanço de seu primeiro ano

por Assessoria Comunicação publicado 28/12/2005 18h20, última modificação 07/06/2021 11h59
Na opinião de Tico Kuzma (PPS), este ano, apesar de ser estreante na Câmara Municipal, foi de muito trabalho, tanto em termos internos como de atividades externas. O vereador integrou as comissões de Urbanismo e de Segurança Pública e Cidadania, que tiveram destaque na análise de projetos e realização de audiências públicas. No mês de setembro, Kuzma esteve em Foz do Iguaçu, do dia 21 a 23, como delegado da 2.ª Conferência Estadual das Cidades, representando a Câmara de Curitiba.
Outro destaque nas atividades externas foi a participação na 20ª Conferência Eurocidades, em Lyon na França, encontro anual da organização que reúne 121 cidades da Europa. Curitiba foi uma das sete cidades fora daquele continente convidada a apresentar suas experiências no evento, que, neste ano, teve como tema "As Cidades Européias se Abrem para o Mundo". A viagem para cidades da Europa possibilitou conhecer características importantes sobre sistemas de transporte, estacionamentos subterrâneos, tecnoparques, compostagem de lixo e cooperação entre cidades.
Na forma de atendimento para a população, Tico Kuzma destacou ter inovado através da criação do gabinete móvel, um ônibus personalizado, com escritório, no qual o vereador e sua equipe se deslocam pelos bairros da cidade ouvindo a comunidade. “A iniciativa aproxima o cidadão do Legislativo”, diz. O vereador também atende as pessoas em seu gabinete de bairro, próximo ao terminal do Capão Raso.
Projetos
Ao todo foram seis projetos de lei ordinária, três de declaração de utilidade pública, quatro de denominação de bem público, um de cidadão honorário, 14 emendas aditivas, 18 emendas modificativas, 10 Indicações para prêmios e ainda 11 pedidos oficiais de informação à Prefeitura Municipal. Em 2005, foram apresentadas cerca de 900 proposições com as reivindicações da população.
Muitos projetos de Tico chamaram atenção da sociedade em seu primeiro ano como vereador. O parlamentar apresentou projeto para que seja autorizada a colocação de anúncios publicitários nos parques e nas demais áreas públicas direcionadas à pratica de esportes em geral. É também de sua autoria o projeto que cria o Programa Festival de Férias, a ser desenvolvido no período de recesso e de férias escolares.
Outros projetos do parlamentar também tiveram grande repercussão, como o que proíbe a antecipação do recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o que pune com cassação de alvará o estabelecimento comercial que vender ou permitir o consumo de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
Tico Kuzma ainda elaborou este ano um projeto que institui a Semana da Colônia Portuguesa e a utilização do espaço físico das escolas da rede municipal nos fins de semana. Apresentou, também, proposição que concede o título de Cidadão Honorário de Curitiba ao cardiologista Costantino Roberto Costantini.
Emendas
Para o orçamento de 2006, Tico Kuzma conseguiu a aprovação de três emendas, que prevêem a construção de cobertura na cancha da Escola Municipal Umuarama, localizada na Rua Frei Teófilo, Bairro Capão Raso; pista de cooper na Praça Zumbi dos Palmares e revitalização da Praça Himer Macorin Lombardi, onde é disputado o tradicional campeonato da Santa Amélia.
São de autoria do vereador projetos que declaram de utilidade pública a Associação de Moradores Rio Bonito, o Grêmio Esportivo e Beneficente Jovens da Paz Santa Cecília e o Clube de Mães Nova Esperança.
Homenagens
Kuzma ainda indicou a Kraft Foods do Brasil para ser agraciada com o título de Consagração Pública Municipal e a ginasta Camila Comin com a distinção honorífica Mérito Esportivo. Para o prêmio Mérito Operário Padrão, o vereador propôs o nome de Luiz Fernando Stringhini, funcionário da Siemens e professor das Faculdades Santa Cruz. Joaquim Lourenço de Oliveira vai ser homenageado com o Prêmio Cidade de Curitiba, pelo trabalho desenvolvido frente ao Programa Mãos Que Ajudam.O cantor curitibano Marcos Teixeira, que participou do programa Fama, foi indicado para receber o Prêmio Cultura e Divulgação.
O vereador indicou, ainda, a professora Eny Moreira Assis para o título de Servidor Público Padrão. A clínica odontológica Dr Homero de Rezende Dias foi agraciada com o prêmio Mérito de Saúde.
Para ser agraciada com o prêmio João Crisóstomo Arns, foi indicada a professora Maria Lúcia Chimim Claudino Ferreira, da Escola Municipal Ivaiporã. Tico Kuzma também indicou o poeta Cecim Calixto para receber a Medalha de Mérito Fernando Amaro.