Terapia canabinoide é tema da Tribuna Livre da Câmara

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 25/08/2023 10h10, última modificação 25/08/2023 15h32
Debate com coordenador do Centro de Acolhimento de Terapia Canabinoide de Curitiba será na sessão desta quarta-feira (30).
Terapia canabinoide é tema da Tribuna Livre da Câmara

Inaugurado em junho, o Centro de Terapia Canabinoide da Santa Casa é o primeiro do país. (Foto: Divulgação)

Na sessão da próxima quarta-feira (30), a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) tem como tema "Produtos derivados da cannabis e saúde: evidências e desafios". Por proposição do vereador Mauro Bobato (Pode), o convidado para o espaço democrático de debates do Poder Legislativo da cidade é o médico Vitor Jorge Woytuski Brasil, coordenador do Centro de Acolhimento de Terapia Canabinoide do Hospital Santa Casa de Curitiba (076.00036.2023).

O requerimento da Tribuna Livre cita que a Anvisa publicou uma série de resoluções “que autorizaram a pesquisa científica, a prescrição médica, a comercialização e consumo da CBD [ou canabidiol, uma das substâncias presentes na planta Cannabis sativa] para fins medicinais e terapêuticos”.

Inaugurado em junho deste ano, em parceria com a startup Anna Medicina Endocanabinoide, o Centro de Acolhimento de Terapia Canabinoide da Santa Casa é o primeiro do país. O espaço disponibiliza informações tanto a pacientes quanto a médicos sobre os tratamentos e os medicamentos à base de cannabis. O atendimento com os especialistas na terapia canabinoide é presencial ou por teleconsulta.

Convidado a falar sobre os produtos derivados da cannabis, o médico Vitor Jorge Woytuski Brasil é mestre em Educação em Saúde. Ele faz parte da International Association for Cannabinoid Medicines (IACM), da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) e da Associação Médica Brasileira de Endocanabinologia (AMBCANN).

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser o canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas em pauta são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, a apresentação de uma campanha de conscientização, a discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda a participação de representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar os temas já abordados na Tribuna Livre em 2023.