Taça das Favelas e Dia do Artista Vidreiro seguem para sanção

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Brunno Abati* — publicado 14/06/2023 11h35, última modificação 14/06/2023 11h45
Projetos de lei foram confirmados nesta quarta-feira (14), em segundo turno.
Taça das Favelas e Dia do Artista Vidreiro seguem para sanção

Os dois projetos que estavam na pauta em segundo turno foram aprovados pelo plenário. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou em segunda votação, nessa quarta-feira (14), os projetos de lei que instituem, no calendário oficial da cidade, a Taça das Favelas e o Dia Municipal do Artista Vidreiro. Com o aval final do plenário, agora, ambas as iniciativas estão prontas para sanção do prefeito Rafael Greca. 

A iniciativa que inclui a competição no calendário oficial de eventos da cidade foi proposta por Dalton Borba (PDT) e por Marcelo Fachinello (PSC). Na votação de hoje, o texto recebeu 22 votos “sim” e a abstenção de Indiara Barbosa (Novo). A Taça das Favelas surgiu em 2012, no Rio de Janeiro (RJ). Realizado pela Cufa (Central Única das Favelas), com a produção da InFavela, empresa da Favela Holding, o torneio é anual, com início no mês de junho e duração de quatro meses. 

Além de oficializar a competição em Curitiba, o projeto (005.00013.2023) prevê a parceria do Poder Público com empresas e com a sociedade civil para a divulgação da atividade desportiva. No Paraná, o evento chegará à quarta edição neste ano. Em 2022, as finais das categorias masculina e feminina foram disputadas no estádio Vila Capanema, no mês de outubro, com a vitória dos jogadores da Dona Cida e das competidoras do Bairro Novo. Ano passado, a competição envolveu 8,2 mil jovens de 100 favelas de 17 cidades paranaenses, divididos em 16 equipes femininas e em 32 equipes masculinas.

Esse é o maior campeonato de futebol do mundo entre favelas. Isso já justifica incluir no calendário do município, como evento oficial”, disse Marcelo Fachinello, na votação em primeiro turno. [Esta] é uma singela homenagem que fazemos à Cufa e à Taça das Favelas”, emendou Dalton Borba, também no debate de ontem. Com a aprovação da matéria em segundo turno, o texto agora segue para sanção prefeitoral. A lei que inclui o torneio no calendário da cidade, se sancionada, entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Município. 

Dia do Artista Vidreiro

Com 21 votos “sim” e com 2 abstenções, de Amália Tortato (Novo) e de Indiara, a criação do Dia do Artista Vidreiro também foi confirmada em segunda votação e será enviada para sanção. A proposta define que a data será comemorada anualmente em 21 de junho (005.00180.2022), que coincide com o dia do lançamento do primeiro Salão de Artes em Vidro do Brasil no ano passado, realizado aqui em Curitiba no Museu Municipal de Arte (Muma). 

Segundo Leonidas Dias (Solidariedade), autor da proposta, Curitiba tem um dos mais antigos grupos de artistas vidreiros do país, formado há 13 anos. São profissionais que amam essa arte, cujo impacto socioambiental é significativo. “O vidro é o material mais puro, é 100% reciclável e permite infinitas transformações, sem a perda da qualidade. Mas, hoje, só 47% do material descartado volta para reciclagem [segundo dados da Abividro - Associação Brasileira das Indústrias de Vidro]”, completou o vereador, quando defendeu o projeto de lei, em primeiro turno. 

Com a aprovação da data comemorativa, a lei, se sancionada, também entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Município.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba