Sugestões à Prefeitura: propostos estudos para redução da tarifa

por Assessoria Comunicação publicado 05/06/2019 13h55, última modificação 09/11/2021 06h59

“Teremos a nova licitação do transporte, em 2025, e o momento de discutir a tarifa e as gratuidades é este”, defendeu o vereador Herivelto Oliveira (PPS). Ele é o autor de indicação ao Poder Executivo para a realização de estudos sobre a viabilidade técnica e financeira de se “baratear” a passagem paga pelos usuários da capital (203.00116.2019). Formada por representantes da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), da Urbs e das concessionárias do sistema, dentre outros segmentos, essa comissão também analisaria a isenção da tarifa, já adotada por outras cidades. Mais três sugestões à prefeitura foram acatadas pelo plenário, nesta quarta-feira (5).

“Ontem [4], o vereador Geovane Fernandes [PTB] trouxe uma proposta [de sugestão ao Executivo] e houve o início de uma discussão da tarifa social”, afirmou Oliveira. A composição da tarifa técnica, avaliou, “é muito complicada, a gente não consegue entender direito, mas é possível baixar o valor”. Como exemplos internacionais onde é adotada a tarifa gratuita, o parlamentar citou Baltimore, nos EUA, onde 21 ônibus circulam em 3 rotas, desde 2008. Na Estônia, o modelo foi implantado em todo o país.

Em Dunkerke, na França, Herivelto Oliveira disse que a tarifa gratuita completará um ano “e está dando muito certo”. Apesar disso, o vereador pondera às dificuldades do modelo – dentre elas, aos “interesses econômicos”. O primeiro passo, defendeu, seria baratear a tarifa. “O momento é de surpreender com ideias novas e novos resultados, assim como fizeram empresas como Uber, Netflix, Airbnb e outras tantas que passaram a oferecer serviços mais baratos à população e conquistaram mercado e lucro”, justifica, na indicação ao Executivo.

Outras sugestões
Sugestão de Cacá Pereira (DC) propõe ao Município manter um banco de materiais ortopédicos, usados ou novos, doados pela comunidade, como cadeira de rodas e de banho, muletas, andadores, bengalas e próteses (203.00112.2019). O autor justifica que muitas pessoas não têm condições de adquirir esses equipamentos, enquanto outras já finalizaram os tratamentos e mantêm os materiais em casa, sem uso.

Pereira havia proposto o Banco de Materiais Ortopédicos via projeto de lei (005.00075.2019), devolvido a seu gabinete pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que apontou a invasão de competência do Poder Executivo. A sugestão do colegiado foi a retirada da matéria, cujo requerimento foi lido no pequeno expediente desta quarta (072.00033.2019), e o protocolo da indicação de ato administrativo ou de gestão.

De Geovane Fernandes, o plenário acatou a implantação de um binário entre as ruas Oliveira Viana e João Soares Barcelos, cuja sugestão seria do Conselho de Segurança do Hauer (203.00115.2019). A proposta dos moradores e comerciantes da região é “desafogar” o trânsito, indica a sugestão à prefeitura. O binário começaria na Linha Verde e seguiria até o encontro dessas vias com a rua Waldemar Loureiro de Campos.

Também passou pelo crivo do plenário sugestão de Julieta Reis (DEM), que defende a confecção de folders, pela Prefeitura de Curitiba, para a promoção do grimpeiro, a ave-símbolo da capital (203.00107.2019). A ideia é divulgar o material nas escolas na cidade, públicas ou privadas (saiba mais). A gralha azul, explicou a vereadora, é o pássaro que simboliza o Paraná.