Sugeridos ao Executivo asfalto e recuperação de crédito à Cohab

por Assessoria Comunicação publicado 02/03/2020 14h40, última modificação 19/11/2021 07h30
Na sessão plenária desta segunda-feira (2), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) acatou 11 requerimentos de sugestão ao Executivo. Quatro dessas proposições foram apresentadas pelo vereador Geovane Fernandes (PTB). Entre os temas elencados por ele estão a inclusão, no plano de recuperação asfáltica da capital, da rua Max Schrappe, entre a Linha Verde e a rua Antonio Bertazoni (203.00026.2020). Em outro documento, Fernandes sugere a implantação de um semáforo no cruzamento das ruas Humberto Ciccarino e Antonio Rebelatto, no Xaxim (203.00028.2020).

Outro requerimento acatado é o de Edson do Parolin (PSDB) para que seja criado um programa de recuperação de créditos, isenção de multas e de juros moratórios aos credores da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT). Ele acredita que a medida poderá gerar maior fluxo de caixa ao Executivo ao facilitar o pagamento por parte dos inadimplentes (201.00003.2020). Segundo o parlamentar, muitas famílias não estão conseguindo arcar com as parcelas dos imóveis. “Muitas pessoas deixam de comer e não conseguem pagar sua parcela”, desabafou.

Já Mauro Ignácio (PSB) encaminhou uma sugestão ao governo do Estado do Paraná. O documento propõe que sejam realizados estudos para implantação de um “Museu da Educação” nas antigas dependências da Escola Estadual Ângelo Trevisan, que fica em rua do mesmo nome, no bairro Santa Felicidade (203.00027.2020). A escolha do prédio, segundo o vereador, justifica-se por ser um dos poucos ainda todo construído em madeira, o que rememora os primórdios da educação paranaense. “Não podemos perder toda aquela história, foram centenas de pessoas que cursaram aquela escola, que têm uma ligação com aquele patrimônio que está ali”.

A vereadora Fabiane Rosa (DC) pediu ao Executivo que seja criado um programa de educação e empreendedorismo para protetores de animais (203.00029.2020). De acordo com ela, o programa poderia ofertar cursos de curta duração e espaços compartilhados de trabalho para o desenvolvimento de artesanato, culinária, gerenciamento de redes sociais e cursos de economia doméstica. “São os protetores que promovem saúde, cuidados, amor e proteção aos animais que não tinham esperança”, argumentou.

A revitalização da praça Central 10, na Vila Nossa Senhora da Luz, foi requisitada pelo vereador Mestre Pop (PSC). Segundo ele, é necessária a reposição da areia da quadra esportiva, a implantação de lixeiras, a reforma do playground, a substituição de bancos no entorno da praça, a reforma da pista de skate e a arborização (203.00030.2020). Mestre Pop defendeu que a praça é importante não apenas por propiciar a prática esportiva, mas também por promover o convívio entre a comunidade local.

A substituição de toda a grama sintética da quadra de futebol da praça Luiz Fernando Mainardes, no conjunto Gralha Azul, no bairro Novo Mundo, também foi sugerida pelo vereador Tico Kuzma (Pros). De acordo com ele, desde a inauguração do equipamento, em 2012, não houve nenhuma manutenção na grama da quadra (203.00035.2020). Todos os requerimentos podem ser verificados no Sistema de Proposições Legislativas (SPL).

O texto foi atualizado às 16h26.