Sugeridas ações contra alagamentos e para inclusão da pessoa com TEA

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 02/04/2024 17h35, última modificação 02/04/2024 18h50
Medidas contra alagamentos e para a inclusão da pessoa com TEA são tema de sugestões da Câmara à Prefeitura de Curitiba.
Sugeridas ações contra alagamentos e para inclusão da pessoa com TEA

Vereador Alexandre Leprevost assina 2 das 5 sugestões ao Executivo aprovadas nesta manhã. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concluiu, nesta terça-feira (2), a votação de duas indicações de sugestão à Prefeitura cuja discussão havia começado na última semana e foi adiada pelo término da sessão. Uma das propostas, de autoria da vereadora Amália Tortato (Novo), é a instalação de placas de sinalização em áreas da cidade suscetíveis a alagamentos. A outra sugestão, apresentada por Alexandre Leprevost (Solidariedade), pede, de forma urgente, o desentupimento de bueiros, a limpeza de rios, serviços em galerias pluviais e obras de macrodrenagem.

Tortato argumentou, no debate iniciado na sessão da última terça (26), que as placas de sinalização já são adotadas em outras cidades brasileiras. A proposição também sugere o “mapeamento detalhado” dos pontos suscetíveis a alagamentos e a criação de um sistema de alerta por meio dos aplicativos do EstaR.

A vereadora defendeu, ainda, “que Curitiba adote de vez o modelo de cidade esponja”. O conceito abrange, por exemplo, a expansão dos parques alagáveis, o uso de telhados verdes e de calçadas permeáveis e a adoção das “praças-piscina”, que ajudem a conter a água e a não sobrecarregar a rede pluvial. “São soluções inteligentes, que já são feitas pelo mundo inteiro, que não faz nenhum sentido a cidade mais inteligente do mundo não adotar essas soluções”, argumentou (205.00101.2024). 

Tanto na semana passada quanto nesta manhã, o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Tico Kuzma (PSD), defendeu ações já desenvolvidas pela Prefeitura de Curitiba. “Como estamos falando de alagamentos, de obras, de infraestrutura, eu tenho que registrar que nós temos, sim, o PanClima [Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas], […] e neste plano consta o mapeamento”, afirmou.  

>> Leia também:
Rios de Curitiba: confira os programas sobre o tema no CMC Podcasts

Alertando ao impacto das mudanças climáticas, o líder apresentou dados e investimentos em obras de macrodrenagem e de microdrenagem, voltadas tanto à correção de danos ocasionados pelos altos volumes pluviométricos quanto para a prevenção de alagamentos (confira). Nesta manhã, Kuzma ponderou que em casos exibidos por Leprevost, na semana passada, de “água que volta no vaso sanitário”, é a Sanepar que deve ser acionada. 

“Daqui a pouco o cidadão curitibano estará andando de bote, barco, canoa ou jet ski”, respondeu Leprevost, no encaminhamento da sugestão de sua autoria (205.00105.2024). “Tudo que tem de errado é culpa da população, [...] e a realidade é que os alagamentos estão cada vez mais constantes.”

Na semana passada, o vereador argumentou que “as chuvas vão acontecer, cada vez com mais intensidade”. Ele também falou do projeto de lei, assinado junto a Indiara Barbosa (Novo), que pretende isentar os imóveis atingidos por alagamentos do pagamento do IPTU (002.00010.2023, com o substitutivo 031.00011.2024). 

Sugestão para inclusão da pessoa com TEA e outras propostas 

Os vereadores aprovaram, nesta manhã, mais três sugestões à Prefeitura de Curitiba. Reforçando o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data celebrada nesta terça, Maria Leticia (PV) defendeu sua proposta para que seja criado o Festival Permanente do Cine Inclusão (205.00119.2024). A ideia, explicou ela, é que o projeto-piloto iniciado na Cinemateca, com sessões de cinema adaptadas à pessoa com o transtorno do espectro autista (TEA), seja descentralizado. 

“A população com o transtorno do espectro autista e outros quadros é significativa em Curitiba”, citou Maria Leticia. A autora lembrou que o projeto-piloto foi desenvolvido “a muitas mãos”. Maria Leticia sugere que as sessões gratuitas e adaptadas de cinema poderiam ser levadas ao Cine Guarani, no Portão Cultural, ao Teatro da Vila, no CIC, e ao espaço cultural da Regional Cajuru.

No debate da sugestão, Professora Josete (PT) falou do direito do acesso à cultura e relatou que “nós temos tido muitas queixas de mães de crianças autistas, de jovens autistas”, alunos das escolas municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), devido à falta de tutores em sala de aula.

Outra sugestão acatada nesta manhã, de forma simbólica, dispõe sobre a presença de um guarda municipal no horário de entrada e saída da Escola Municipal Professora América da Costa Saboia, que fica na Vila Verde, bairro CIC (205.00110.2024). O autor Toninho da Farmácia (sem partido) pontuou que a medida trará mais segurança à comunidade escolar, evitando acidentes. 

Semana passada, teve um aluno que foi atropelado”, relatou o parlamentar. “E que tenha também guarda-corpo, porque muitos motoristas não respeitam [as leis de trânsito], [...] nós estamos aqui como representantes dos bairros de Curitiba”, acrescentou Toninho. 

Alexandre Leprevost é autor de outra proposta acatada nesta manhã. A sugestão, neste caso, é para que a Prefeitura de Curitiba promova campanhas para os alunos das escolas municipais, na faixa etária dos 9 aos 15 anos, sobre a importância da vacinação e o combate do HPV (205.00114.2024). 

“Nossa sugestão é para que a Prefeitura promova campanhas nas escolas públicas municipais para adolescentes sobre a importância da vacinação e o combate ao HPV”, pontuou o autor. Ele apresentou dados sobre a vacinação na cidade de Curitiba e reforçou que uma ação de saúde pública eficiente, já adotada com resultado positivo em outros países, é levar a vacinação para as escolas.