Sugerida transmissão das sessões plenárias via Twitcam

por Assessoria Comunicação publicado 09/05/2013 09h50, última modificação 15/09/2021 11h09

As sessões plenárias da Câmara, bem como audiências e consultas públicas podem vir a ser transmitidas via Twitter, por meio da ferramenta Twitcam. A iniciativa foi  do vereador Professor Galdino (PSDB), que apresentou sugestão à Prefeitura e à Câmara Municipal para a devida verificação da viabilidade da implantação desse sistema. “Devemos fazer uso das tecnologias disponíveis no sentido de conferir transparência total aos atos da Casa. Trata-se de um procedimento que está em acordo com as legislações que abordam da matéria, e também dos princípios que orientam os atos de administração pública”, declarou o vereador Galdino.

Em sua sugestão, o vereador destacou que as redes sociais representam um avanço inédito para as comunicações, e atividades parlamentares podem se beneficiar destas facilidades. Para Galdino, “a realidade das audiências públicas ainda está longe de um ideal de democracia eficaz e, justamente em razão disso, o uso da internet para potencializar a participação democrática da população é muito importante”.

A sugestão foi enviada no dia 26 de fevereiro e, no dia 4 de abril, foi realizada a primeira transmissão ao vivo de uma audiência pública. Segundo o vereador, a ideia foi adotada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura, que tem transmitido as audiências públicas por meio do twitcam. “O prefeito fez muito bem em já colocar isso prática, pois essa é uma demanda que recebo de muitos cidadãos diariamente”, comemorou Galdino.