Sugerida presença da Guarda Municipal em escola da Vila Verde

por Fernanda Foggiato — publicado 20/10/2021 12h29, última modificação 20/10/2021 12h29
Proposição acatada em plenário será encaminhada como indicação ao Executivo, manifestação oficial dos vereadores de Curitiba.
Sugerida presença da Guarda Municipal em escola da Vila Verde

Indicações ao Executivo e outras proposições são votadas, em turno único, na segunda parte da ordem do dia. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Em sessão híbrida nesta quarta-feira (20), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) acatou seis indicações ao Executivo. Uma dessas sugestões, proposta pelo vereador Toninho da Farmácia (DEM), requer a presença da Guarda Municipal para acompanhar a entrada e a saída dos alunos da Escola Municipal Professora América da Costa Saboia, localizada na Vila Verde, bairro CIC (203.00541.2021).

Segundo o autor, a solicitação partiu dos moradores da região e dos pais dos alunos do estabelecimento de ensino. “Há uma necessidade grande de ter um guarda municipal na frente daquele colégio. Ali, como é uma rua muito movimentada, há um grande risco de atropelamento”, justificou.

Três das indicações avalizadas em plenário, nesta manhã, são de iniciativa da vereadora Flávia Francischini (PSL). Uma das sugestões é para a retirada do Estacionamento Regulamentado (EstaR) das ruas Doutor Goulin, Alberto Bolliger e Barão dos Campos Gerais, no Juvevê, a partir do pedido de moradores e comerciantes da região (203.00539.2021). As demais proposições são para a implantação de calçada na rua Ângelo Cúnico, no Cachoeira (203.00538.2021), e para a realização de estudos para a melhoria do trânsito no cruzamento entre as ruas Mateus Leme e João Gava, sentido parque São Lourenço (203.00540.2021).

Outras duas solicitações foram apresentadas por Professor Euler (PSD). A demanda é mesma – a inclusão dos biomédicos nos quadros de servidores próprios do Executivo –, mas uma indicação é direcionada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a outra, à Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), para os profissionais sejam contratados por meio de concurso público (respectivamente, 203.00543.2021 e 203.00542.2021).

As indicações de sugestão de ato administrativo ou de gestão não têm caráter impositivo, mas são uma das formas de pressão do Legislativo sobre a Prefeitura de Curitiba, pois são manifestações oficiais dos representantes eleitos pela população para representá-los, submetidas ao plenário. Por se tratar de votação simbólica, realizada durante a segunda parte da ordem do dia, não há relação nominal de quem apoiou, ou não, a medida – a não ser os registros verbais durante o debate.

Na ordem do dia, os vereadores confirmaram, dentre outros projetos, os indicados a prêmios concedidos pela CMC e a alienação (venda) de lote público no bairro Hauer (saiba mais). As sessões plenárias têm transmissão ao vivo pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter.