Stephanes Júnior quer ressarcir material reciclável

por Assessoria Comunicação publicado 12/05/2005 16h05, última modificação 24/05/2021 15h35
Projeto de lei que cria o programa de ressarcimento de material reciclável domiciliar foi apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Reinhold Stephanes Júnior (PMDB). De acordo com a proposta, o ressarcimento à população será efetuado por meio de "vales-alimento" ou "vales-cultura" e caberá à Secretaria Municipal do Meio Ambiente estipular parâmetros de cada material reciclável, considerando o preço de mercado.
Segundo o parlamentar, o crescimento da indústria da reciclagem é nítida em todo o mundo. “Esse projeto tem como finalidade fomentar ainda mais este segmento em nosso município, o que contribuirá significativamente para a diminuição do lixo coletado, como, também, na preservação de árvores e insumos primários importantes na fabricação dos demais”, justifica Stephanes Júnior. O parlamentar acrescenta que, com a aprovação da medida, Curitiba se destacará ainda mais como capital ecológica, “ que sempre está inovando com projetos ambientais de vanguarda”.
De acordo com o documento, na implementação do programa será dada prioridade aos materiais derivados do vidro, papel, plástico e metal. Os "vales-alimento" serão utilizados exclusivamente na compra de gêneros alimentícios junto aos estabelecimentos comerciais localizados no município e os "vales-cultura" poderão ser trocados por ingressos para espetáculo ou evento cultural, ficando a cargo do Poder Executivo ou órgão competente o seu ressarcimento em espécie às entidades ou empresas produtoras.
Material
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente deverá instalar postos, fixos ou volantes, de recepção do material reciclável.