Solicitada audiência para debater projeto de lei de ônibus exclusivos para mulheres

por Assessoria Comunicação publicado 31/10/2013 14h35, última modificação 20/09/2021 11h29

Representantes do diretório municipal do PC do B solicitaram ao presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PV), a realização de uma audiência pública para debater o projeto de lei que cria uma frota de ônibus exclusivos para mulheres no transporte coletivo. O pedido foi feito durante reunião nesta quinta-feira (31).

De autoria de Rogério Campos (PSC), a iniciativa – que recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e Redação no dia 22 de setembro – estabelece que os ônibus para mulheres sejam biarticulados e ligeirinhos, e circulem apenas em horários de grande demanda e os veículos deverão ter cor diferenciada dos demais (005.00196.2013).

Segundo Elza Campos, presidente do partido e da União Brasileira de Mulheres (UBM), o projeto precisa ser debatido com as partes envolvidas antes de ir à votação em plenário. “Pela primeira vez, nos últimos 20 anos, a direção do partido mais antigo do Brasil, com 92 anos, faz uma reunião com o chefe do legislativo de Curitiba. Estamos aqui para buscar o diálogo com o autor do projeto”, destacou.

Salamuni reiterou que a Casa está aberta à população e entidades representativas. “Política boa, a gente sempre valoriza. Esta semana acabamos com o voto secreto, fato que, há cinco anos, era impensável”, disse, relembrando a votação favorável unânime, na terça-feira (29), do projeto de emenda à Lei Orgânica do Município que extinguiu a modalidade de voto.

Seminário

Na oportunidade, Elza Campos também convidou o Legislativo para o Seminário “Ouvir a Mulher: um novo significado à participação”, que acontece em Curitiba entre 8 e 10 de novembro. O evento é uma realização da UBM, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), e também será promovido em Fortaleza (CE) e Manaus (AM).

O seminário tem o objetivo de qualificar a ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), estimular a gestão participativa e ampliar o controle social relacionado à política de atenção integral à saúde da mulher. Informações no e-mail ouviramulher@gmail.com ou pelos telefones (41) 8853 8867 / 9967 9532.

Também acompanharam a reunião com o presidente da Câmara, o secretário de Relações Institucionais do PC do B, Cláudio Ribeiro; e a secretária de Formação, Gislene Brenner.