Solenidades homenageiam reverendo Roberto Brasileiro e Soka Gakkai

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 25/04/2022 11h25, última modificação 28/04/2022 19h04
Sessão solene em comemoração ao Dia da Soka Gakkai será na quarta-feira (27) e a entrega da Cidadania Honorária de Curitiba ao presidente da Igreja Presbiteriana será na quinta (28).
Solenidades homenageiam reverendo Roberto Brasileiro e Soka Gakkai

As sessões solenes da CMC voltaram a ser realizadas no formato presencial, no Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta semana, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove duas sessões solenes. Na quarta-feira (27), a organização Soka Gakkai Internacional será homenageada na comemoração do Dia da Soka Gakkai, data instituída oficialmente no calendário da cidade em 1999. Já na quinta-feira (28), ocorrerá a entrega do título de Cidadão Honorário de Curitiba ao presidente da Igreja Presbiteriana do Brasil, reverendo Roberto Brasileiro. 

Instituída pela lei municipal 15.961/2022, a Cidadania Honorária a Roberto Brasileiro Silva é de iniciativa da vereadora Noemia Rocha (MDB) e foi aprovada pela CMC nos dias 14 e 15 de março deste ano (006.00013.2021). Natural de Guimarânia (MG), ele é pastor há 37 anos e está no 5º mandato consecutivo como presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. É Doctor Honoris Causa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Roberto Brasileiro é um dos curadores do grupo educacional Mackenzie, que em Curitiba assumiu o Hospital Evangélico no ano de 2018, integrando-o à rede do Instituto Presbiteriano Mackenzie. Também é professor e diretor do Instituto Bíblico Eduardo Lane (IBEL), no qual leciona Teologia Sistemática, História da Igreja Cristã, Ética Cristã, Missões, Aconselhamento Pastoral e Administração Eclesiástica, entre outros. 

A homenagem que será concedida ao reverendo é o maior título que uma pessoa que não é nascida na capital do Paraná pode receber do Legislativo. A Cidadania Honorária de Curitiba é regulamentada pela lei complementar municipal 109/2018 e é destinada a personalidades com reputação ilibada e de conduta pessoal e profissional irrepreensíveis que tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade. 

Soka Gakkai
A homenagem a Soka Gakkai é uma iniciativa de Nori Seto (PP) – requerimento 061.00001.2022. O Dia da Soka Gakkai é comemorado anualmente em 3 de maio (lei municipal 9.591/1999, do ex-vereador Rui Hara). A Soka Gakkai Internacional é uma associação que reúne mais de 12 milhões em todo o mundo, praticantes do budismo. A instituição é filiada à Organização das Nações Unidas (ONU) e está presente em mais de 200 países. 

No país, a Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI) é quem representa a organização, reunindo cerca de 200 mil associados. Segundo Nori Seto, 5 mil deles estão em Curitiba. “Suas atividades são voltadas para o desenvolvimento das potencialidades do ser humano voltadas à esperança, coragem e ação altruísta”, destaca. 

Ambas as solenidade serão presenciais. A homenagem a Soka Gakkai será na quarta, às 19h30, no Palácio Rio Branco. E na quinta, no mesmo horário e local, será realizada a sessão solene para a entrega da Cidadania Honorária a Roberto Brasileiro Silva. Ambos os eventos serão transmitidos pelas redes sociais do Legislativo: YouTube, no Facebook e no Twitter.