Sipat é realizada na CMC; ações foram baseadas em indicadores de saúde

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 26/08/2022 13h59, última modificação 26/08/2022 13h59
Cerca de 350 servidores efetivos, comissionados e terceirizados participaram da programação, que durou quatro dias.
Sipat é realizada na CMC; ações foram baseadas em indicadores de saúde

A programação deste ano foi baseada nos indicadores de saúde da CMC, como saúde mental, doenças osteomusculares e cardiovasculares. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Após dois anos de hiato, devido à pandemia da covid-19, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) voltou a promover sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Realizada entre os dias 22 e 25 de agosto, a atividade foi realizada pela primeira vez internamente – sem a parceria com a Prefeitura de Curitiba. Cerca de 350 servidores efetivos, comissionados e terceirizados participaram da ação.

O objetivo da Sipat é a divulgação, orientação e promoção da prevenção de acidentes, a segurança e a saúde no trabalho. Para isso, busca-se estimular o trabalhador a desenvolver a consciência sobre como eliminar acidentes e a criar uma atitude vigilante, ao reconhecer e corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho. A organização da atividade foi uma iniciativa da Divisão de Saúde Ocupacional (DSO) em parceria com a Diretoria de Gestão e Recursos Humanos (DGRH).

A programação das atividades deste ano, explicou a chefe da DSO, Liege da Fonseca, foi baseada nos indicadores de saúde da CMC, como saúde mental, doenças osteomusculares e cardiovasculares (diabetes e hipertensão arterial e obesidade). “Estes números são importantes no atendimento ambulatorial e no perfil epidemiológico dos nossos servidores”, informou.

Durante a Sipat, cerca de 350 servidores
efetivos, comissionados e terceirizados passaram pelas oficinas e workshops. Os temas foram variados e voltados à melhoria da qualidade de vida e do bem-estar físico e emocional dos colaboradores do Legislativo. Eles aprenderam a fazer marmitas saudáveis, tiveram sessões de acupuntura, massoterapia e auriculoterapia e aproveitaram a oficina de corte de cabelo e escova.

Orientações sobre primeiros socorros e ergonomia e segurança da mulher, além das palestras “Procrastinação: conhecer, prevenir e superar”, “Tirando peso do ombro, vivência com práticas rápidas” e “Dependências em tempos de pandemia” completaram a grade de programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Legislativo.

“A
lcançamos nossos objetivos, pois todas as oficinas e workshops tiveram um grande número de participantes. O intuito era que cada servidor parasse um pouco de suas atividades laborais para pensar no seu autocuidado”, comemorou Liege da Fonseca. Para o próximo ano, continuou a chefe da Divisão de Saúde Ocupacional, a meta é novamente montar uma Sipat baseado nos indicadores e necessidades dos servidores da Câmara.


Outras atividades
Durante a Sipat, os servidores ainda receberam orientações de segurança de agentes da Escola Pública de Trânsito (EPTran), da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito. As abordagens aconteceram na entrada e saída dos estacionamentos do Legislativo. a Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba (CuritibaPrev), em parceria com o IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), apresentaram aos funcionários efetivos as regras do PLAN 2, aplicável àqueles que ingressaram antes de 2017.

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a comunicação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 2 de outubro. Nesse período, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. As referências nominais serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo.

Ainda que a Câmara de Curitiba respeite o princípio constitucional da impessoalidade, há dez anos, na sua divulgação do Poder Legislativo, publicando somente as notícias dos fatos com vínculo institucional e com interesse público, esses cuidados são redobrados durante o período eleitoral. A cobertura jornalística dos atos do Legislativo será mantida, sem interrupção dos serviços de utilidade pública e de transparência pública, porém com condicionantes (saiba mais).