Mesa Solidária, discriminação e mais notas do dia 21 de março

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 21/03/2023 12h35, última modificação 21/03/2023 12h34
Requerimentos lidos no pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Mesa Solidária, discriminação e mais notas do dia 21 de março

Notas da sessão plenária do dia 21 de março. (Arte: Arquivo/CMC)

Síndrome de Down
Rodrigo Reis (União) registrou as celebrações do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado nessa terça-feira (21). “Hoje é o dia de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com síndrome de Down”, disse. O objetivo é quebrar o estigma social a respeito da síndrome e a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece a data desde 2012. "A síndrome de Down não é uma doença e sim uma condição genética. Não poderíamos deixar passar essa data sem dar o nosso abraço a essas pessoas”, ressaltou Reis.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Mesa Solidária
“O Programa Mesa Solidária chega à marca de 1 milhão de refeições servidas”, destacou o líder do governo, Tico Kuzma (sem partido). Criado em dezembro de 2019, o programa completou três anos de existência em dezembro do ano passado. Além de servir refeições, em parceria com mais de 70 entidades, para desempregados, para idosos, para carentes e para pessoas que vivem em situação de rua, a iniciativa oferta cursos de capacitação para ajudar na geração de renda e nas oportunidades de emprego. “Nesta terça-feira [21], às 12h, o prefeito Rafael Greca irá participar das celebrações desta importante marca atingida pelo Mesa Solidária”, disse o vereador. O evento faz parte da programação pelos 330 anos de Curitiba e da CMC.

Discriminação racial I
Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) utilizou a tribuna do plenário para lembrar do Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1966. A data de 21 de março foi escolhida em memória do Massacre de Sharpeville, em que 69 pessoas foram mortas e cerca de 180 ficaram feridas. Na ocasião, acontecia um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava os negros da África do Sul a usarem uma caderneta, na qual ficava escrito aonde eles poderiam ir. O massacre ocorreu na cidade de Johanesburgo, na África do Sul.

Discriminação racial II
"Nós sempre temos que estar pensando naquilo que vamos dizer, sempre temos que nos adequar às situações. Mas é importante pensar que, às vezes, uma frase fora de contexto tanto desinforma quanto fere a constituição. Então, enquanto parlamentares, precisamos pensar em políticas que sejam voltadas tanto para punir efetivamente quem fere a constituição quanto para aqueles que fazem a perseguição e a discriminação racial”, concluiu a vereadora.

Registro em plenário*
O aniversário do ex-presidente Jair Bolsonaro, comemorado nessa terça-feira (21), foi lembrado e celebrado pelos vereadores Rodrigo Reis (União) e Eder Borges (PP). “Parabenizo aqui o nosso ex-presidente e aguardamos o seu breve retorno”, disse Reis. Já Borges defendeu que os avanços obtidos no último governo estão ameaçados. “Hoje é o aniversário do melhor presidente que o Brasil já teve e a ele dedico todo o meu reconhecimento”, afirmou.

Exposições artísticas*
Eder Borges (PP) anexou documentos com pareceres de constitucionalidade com o objetivo de dar continuidade ao trâmite de projeto de lei de sua iniciativa (045.00022.2023 e 045.00023.2023). Com substitutivo geral (031.00002.2023), a proposta (005.00169.2022) pretende estabelecer regras para exposições artísticas com conteúdos impróprios para menores de idade, bem como criar cadeiras permanentes no Conselho Municipal da Juventude para representantes da CMC e para entidades religiosas.

Viaduto interditado*
Requerimento com pedidos de informações à Prefeitura de Curitiba, de Angelo Vanhoni (PT), questiona a obras do viaduto que liga as ruas Eduardo Pinto da Rocha e João Miqueletto, no bairro Alto Boqueirão. O vereador alega estar recebendo diversas reclamações de moradores da região de que a interdição tem gerado transtornos (062.00181.2023). 

Bairro da Caximba*
Professor Euler (MDB) encaminhou à Prefeitura de Curitiba pedido de informações sobre os problemas de esgoto a céu aberto no bairro Caximba (062.00182.2023).

Crianças de Curitiba*
Dois requerimentos do vereador Professor Euler (MDB) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O primeiro discorre sobre a quantidade de alunos com o espectro autista e com deficiência matriculados na rede municipal de ensino (062.00183.2023). O segundo questiona sobre a conclusão do Plano Municipal da Primeira Infância (062.00184.2023).

Visita em plenário*
Foi registrada a presença em plenário, pelo vereador Ezequias Barros (PMB), do pastor Adilton Lucio Dias Cavalli. Também foi registrada a presença de Elizete Brizola, do Grupo Despertar.

Nota de pesar*
O vereador Professor Euler (MDB) manifestou seu pesar pelo falecimento de Tânia Mara da Silva, ocorrido no último sábado (18).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
*Notas revisadas pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba