Sidnei Toaldo é eleito presidente da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social

por Marcio Silva | Revisão: Ricardo Marques — publicado 19/02/2025 16h25, última modificação 19/02/2025 16h26
A vereadora Meri Martins será a vice-presidente. Colegiado analisa projetos e demais questões relacionadas à saúde e à assistência social dos curitibanos.
Sidnei Toaldo é eleito presidente da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social

Em seu segundo mandato de vereador, Sidnei Toaldo vai dirigir a comissão de Saúde pela primeira vez. (Foto: Jean Lucredi/CMC)

Em reunião realizada nesta quarta-feira (19), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), os vereadores da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social elegeram Sidnei Toaldo (PRD) presidente e Meri Martins (Republicanos) vice-presidente do colegiado. Os dois foram escolhidos por unanimidade e candidatos únicos para as funções.

Além de Toaldo e Martins, também integram a comissão neste ano de 2025 os vereadores Carlise Kwiatkowski (PL), Lórens Nogueira (PP) e Toninho da Farmácia (PSD). Os parlamentares foram indicados pelos líderes dos blocos partidários e poderão ser reconduzidos nos próximos anos da atual legislatura (2025-2028).

“Esta comissão tem um trabalho muito importante, árduo, pois é uma área em que a população nos cobra todos os dias”, afirmou Sidnei Toaldo. O novo presidente acrescentou que os membros do colegiado vão atuar focados “naquilo que a população espera, com os olhos para quem está lá na ponta e que necessita dos serviços de saúde”.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal, compete à Comissão de Saúde e Bem-Estar Social emitir parecer sobre matéria atinente à saúde e assistência social em geral, à higiene e profilaxia sanitária, à assistência sanitária, à alimentação e à nutrição. As reuniões serão quinzenais, nas quartas-feiras, após as sessões plenárias. Para falar com a comissão, os curitibanos podem telefonar para 3350-4840 ou enviar e-mail para comissao.saude@cmc.pr.gov.br.

O que fazem as comissões da CMC?

As comissões são órgãos técnicos, constituídos pelos vereadores, destinadas a proceder estudos, emitir pareceres ou realizar investigações. São organizadas segundo os diversos assuntos de competência do município, podendo ser permanentes ou temporárias (comissões especiais ou comissões parlamentares de inquérito). As comissões permanentes estudam os assuntos submetidos ao seu exame, emitem pareceres e, se for o caso, até preparam projetos sobre sua especialidade. Clique AQUI para conhecer a composição das 10 comissões permanentes da CMC.

O Regimento Interno da CMC estabelece as normas para indicação de seus membros e os casos de sua destituição, as regras para seu funcionamento, a forma de eleição dos respectivos presidentes, suas atribuições e outras normas sobre a competência exclusiva de cada comissão. Os projetos em tramitação são distribuídos a diversas comissões, para cada uma opinar sobre as questões de sua especialidade, aprimorando a técnica legislativa e aprofundando a discussão sobre as matérias a serem transformadas em normas legais.