Sessões Solenes homenageiam padre e professores da UFPR
Entrega de homenagens aconteceu no Palácio Rio Branco da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). (Foto: Carlos Costa/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, nos dias 24 e 25 de novembro, duas Sessões Solenes no Palácio Rio Branco para homenagear personalidades religiosas e acadêmicas. Na segunda-feira (24), o Legislativo concedeu o título de Cidadão Honorário ao Padre Clayton da Silva. Já na terça-feira (25), professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram reconhecidos com os Votos de Congratulações e Aplausos. As duas cerimônias foram transmitidas ao vivo pelo canal da CMC no YouTube.
Padre Clayton da Silva se torna Cidadão Honorário de Curitiba
Nesta segunda-feira (24), foi realizada uma Sessão Solene na CMC para a entrega da Cidadania Honorária ao Padre Clayton da Silva Munhoz (061.00075.2025). A iniciativa foi do vereador Lórens Nogueira (PP) e foi aprovada pelo Legislativo em outubro deste ano (decreto legislativo 19/2025). Com transmissão ao vivo pelo YouTube da CMC, o evento contou com a presença dos demais vereadores da Casa e de representantes religiosos.
“O Padre Clayton da Silva Munhoz, a quem esta casa concede com justiça e gratidão a maior honraria, o título de Cidadão Honorário de Curitiba. É um cara de fé que através da sua bondade auxilia diversas pessoas que necessitam de cuidado e atenção. É uma história que revela vocação, entrega e amor ao próximo desde muito cedo. Organizou iniciativas marcantes, como o Dia Nacional da Juventude em Curitiba, que milhares de jovens por lá já passaram e foram agraciados”, discursou Lórens Nogueira na abertura da Sessão Solene.
Após a fala do vereador, cantores ministraram um louvor na entrega da honraria ao Padre Clayton da Silva. Em discurso de agradecimento, o padre afirmou que a cerimônia é um ato de glorificar as boas ações cristãs. “Estou com um sentimento que nem sei explicar direito. Hoje, ao receber o título de Cidadão Honorário, eu sinto dentro do meu coração algo que mistura gratidão, responsabilidade e a fidelidade de Deus. Continuarei fazendo as obras para cuidar de todos os curitibanos”, concluiu Padre Clayton da Silva.
Em discurso final, o presidente da CMC, vereador Tico Kuzma (PSD), agradeceu a presença de todos os presentes na Sessão Solene para a entrega de Cidadania Honorária ao Padre Clayton da Silva. Tico Kuzma pediu uma salva de palmas aos pais do homenageado, Antonio Munhoz e Marisete Munhoz, por estarem ao lado da missão cristã do reverendo.
>>> Confira as fotografias da Sessão Solene clicando aqui.
Professores de Biotecnologia da UFPR são homenageados
A CMC realizou uma Sessão Solene, nesta última terça-feira (25), para a entrega dos Votos de Congratulações e Aplausos aos professores universitários do Departamento de Biotecnologia da UFPR homenageados por Rodrigo Marcial (Novo). O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube do Legislativo e contou com a participação de professores homenageados e de seus familiares (061.00069.2025).
“Hoje, nós estamos realizando a entrega dos Votos de Congratulações e Aplausos aos professores do departamento de biotecnologia da UFPR. Eles investem na infraestrutura da pesquisa dos seus próprios bolsos, buscam parcerias para que o ensino continue progredindo, com laboratórios e equipamentos de ponta. A biotecnologia que sai da UFPR não é abstrata, ela vira energia, vira alimento e vira riqueza para o Paraná”, discursou Rodrigo Marcial.
O vereador acrescenta que o departamento de biotecnologia da UFPR é um exemplo de desenvolvimento para o mundo todo. Em discurso de agradecimento, a pesquisadora de biotecnologia da UFPR, Susan Grace Karp, disse que um dos preceitos da universidade é formar pesquisadores que construam tecnologias que melhorem a qualidade de vida da população.
“O que mais me deixa feliz é ver os parlamentares da nossa cidade valorizando a produção do conhecimento, porque não existe desenvolvimento sustentável sem a ciência”, defendeu o professor do departamento de engenharia de bioprocessos e biotecnologia da UFPR, Gilberto Vinícius de Melo Pereira. A professora da interface entre biotecnologia e saúde da UFPR, Vanete Thomaz Soccol, acrescentou que a ciência não se faz sozinha, é necessário o apoio de políticas públicas para a continuidade da sua exatidão.
Na continuidade dos discursos de agradecimento, a professora titular da UFPR, Adenise Lorenci Woiciechowski também ressaltou a forma como a estrutura da universidade permite que as mulheres consigam ter visibilidade em suas produções acadêmicas. Para o pesquisador e docente na área de processos biotecnológicos, Júlio César de Carvalho, a universidade constrói metodologias novas a fim de alcançar respostas sobre os problemas enfrentados pelos países em subdesenvolvimento.
Em complemento, a coordenadora do programa de pós-graduação em engenharia de bioprocessos e biotecnologia da UFPR, afirmou que as pesquisas acadêmicas chegaram a um nível de importância para além dos estudos. Elas estão impactando diretamente na forma como os alimentos e os medicamentos chegam até os cidadãos. O professor e referência mundial em Biotecnologia, Carlos Ricardo Soccol, disse que a inovação deve estar em primeiro lugar para que toda essa cadeia produtiva continue progredindo de forma relevante nas pesquisas brasileiras.
Confira os nomes dos professores do departamento de biotecnologia da UFPR: Adenise Lorenci Woiciechowski, Carlos Ricardo Soccol, Gilberto Vinícius de Melo Pereira, Júlio César de Carvalho, Luciana Porto de Souza Vandenberghe, Susan Grace Karp, Vanete Thomaz Soccol.
>>> Confira as fotografias da Sessão Solene clicando aqui.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: José Lázaro Jr.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba