Solenidades homenageiam Sandro Dalpícolo e Dia do Advogado

por Claudia Krüger | Revisão: Ricardo Marques — publicado 08/08/2023 09h00, última modificação 07/08/2023 17h28
A entrega do título de Cidadão Honorário será na quinta-feira, já o Dia do Advogado será celebrado na sexta.
Solenidades homenageiam Sandro Dalpícolo e Dia do Advogado

Câmara realiza duas solenidades nesta semana, no Palácio Rio Branco. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta semana, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realiza duas solenidades, sendo uma delas para entrega do título de Cidadão Honorário de Curitiba a Sandro Dalpícolo. O evento inicia às 19h30, na quinta-feira (11), no Palácio Rio Branco, e pode ser acompanhada ao vivo pelas redes sociais do Legislativo. O título é concedido a pessoas com atuação relevante na cidade, mas que nasceram em outra localidade. 

Por iniciativa do vereador Sidnei Toaldo (Patriota), será homenageado o jornalista nascido em Ribeirão Preto (SP), mas que veio morar em Curitiba nos anos 1990. Formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), atualmente trabalha na Rede Massa (SBT). É um dos mais experientes profissionais da TV paranaense, com 37 anos como repórter, muitos como âncora na RPC [afiliada da Rede Globo]”, justifica Sidnei, no projeto de lei que deu origem à homenagem (lei municipal 16.021/2022). 

Dalpícolo é autor do livro "Uma Nova Luz da Sala - Histórias da TV Paranaense'' lançado em 2010, e que conta a história da televisão no Paraná. Em 2011, assumiu a posição de editor-chefe e âncora do Boa Noite Paraná (RPC), tendo seu trabalho reconhecido nacionalmente em 2019, quando foi um dos âncoras convidados para apresentar a edição especial do Jornal Nacional. 

Ele recebeu prêmios como o GP Ayrton Senna de Jornalismo, com reportagem direcionada à área de educação, em 1998, e do Centro Internacional para Jornalistas e da Federação Internacional de Jornalistas Ambientais, por sua reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica, em 2005. “Seu compromisso com o jornalismo do estado é evidente e sua atuação demonstra que sempre procurou dar credibilidade, qualidade e seriedade às matérias de interesse comum e destaque, levando até a população um trabalho digno de ser homenageado”, finaliza Sidnei Toaldo. 

Dia do Advogado

Na sexta-feira (11), a partir das 9h, o vereador Dalton Borba (PDT) realiza solenidade em homenagem ao Dia dos Advogados. A data é uma referência ao dia em que foram criadas, em 1827, as duas primeiras faculdades de Direito no Brasil, sendo elas a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo (SP), e a Faculdade de Direito de Olinda, em Olinda (PE), e que foi transferida para a capital Recife, em 1854. 

De acordo com Dalton Borba, o objetivo é homenagear os profissionais do Direito “reconhecendo assim a importância do exercício da advocacia para proteger e garantir os direitos dos cidadãos e a dignidade da sociedade como um todo”, pontua. O evento será transmitido pelas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). Clique aqui para ver outras solenidades já realizadas pela Câmara.