Sessão solene marca 70 anos do Centro Cultural Brasil Estados Unidos

por Assessoria Comunicação publicado 16/11/2011 16h20, última modificação 12/08/2021 16h27
Os 70 anos de fundação do Centro Cultural Brasil Estados Unidos, o Inter Americano, foram celebrados na última sexta-feira (11), em sessão solene, no plenário da Câmara de Curitiba. A iniciativa foi do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) e a cerimônia teve participação de autoridades, diretores, professores e alunos da instituição.
“É com grande orgulho e satisfação que esta noite divido com os presentes o privilégio de homenagear o Inter Americano pelos seus 70 anos”, disse Braga Côrtes ao saudar os representantes da instituição. Prosseguindo, o parlamentar destacou que o Inter, também chamado de Centro Cultural Brasil Estados Unidos,  foi a primeira escola de inglês de Curitiba, sendo referência no ensino do idioma na capital paranaense”, ressaltou. Em seguida, disse que “milhares de alunos circularam por suas salas de aula durante essas sete décadas e que ele mesmo iniciou seu aprendizado de inglês no Edifício Itatiaia, sede central do Inter..
Trajetória
Nesses 70 anos de existência, o Inter consolidou-se como instituição de qualidade inquestionável, séria e de renome. Hoje, é a única escola de inglês da capital que fornece o certificado de conclusão de curso chancelado pela embaixada dos Estados Unidos. É o centro aplicador dos exames da Universidade de Michigan, fazendo parte de um grupo de escolas autorizadas a aplicar testes de proficiência em inglês, exigidos por instituições de ensino e empresas americanas. Participa, desde 2001, da aplicação das provas escritas, orais e de entrevistas seletivas para o Programa Jovens Embaixadores, que todos os anos leva para os Estados Unidos 35 estudantes de escolas públicas brasileiras para um intercâmbio de três semanas em Washington. Esse programa está presente em vários países do mundo.
Selo
O Inter recebeu diversas homenagens neste ano. Entre elas, o lançamento, através dos Correios, do carimbo e do selo comemorativo aos 70 anos da instituição, que hoje fazem parte do acervo do Museu dos Correios, em Brasília.
Encerrando seu pronunciamento, Felipe Braga Côrtes disse que a instituição é motivo de orgulho para a cidade e desejou que o Inter possa continuar desempenhando o trabalho de transmissão de conhecimento e valorização do ensino sério da língua inglesa em Curitiba. Após a saudação, foi apresentado um vídeo institucional e entregue o diploma.
Marco
"É com muita alegria que recebemos esta menção honrosa no ano em que completamos 70 anos de existência”, disse o diretor-presidente, Claricio Paulo Casagrande, ao falar em nome do Inter. “A homenagem que nossa instituição recebe é, para nós, de grande responsabilidade. Ela simboliza um marco importante, por podermos celebrar tantas conquistas frente aos desafios vividos até aqui e por poder comemorar sete décadas de existência num mercado de tanta competição. Este momento especial representa o compromisso de estarmos cada vez mais engajados em programas sociais em prol de instituições assistenciais, doando bolsas de estudos, participando do Programa Doe Calor e de outras campanhas solidárias", acrescentou Casagrande.
Prestigiaram a cerimônia, além do diretor-presidente do Inter, o presidente do Conselho de Administração da instituição, Diniz Mehl Andrusko; a diretora do Departamento de Relações Internacionais da Prefeitura, Lara de Lacerda Santos Rodrigues; e Nair Araújo de Brito, da Fundação de Ação Social (FAS), entre outros.