Servidores são homenageados no Dia do Funcionário Público

por Assessoria Comunicação publicado 28/10/2014 13h55, última modificação 27/09/2021 11h17
O Dia do Funcionário Público foi lembrado durante a sessão plenária de hoje (28) pelos vereadores Felipe Braga Côrtes (PSDB), Julieta Reis (DEM) e Professora Josete (PT), na Câmara de Curitiba. Braga Côrtes concedeu votos de congratulação e aplausos a dois policias militares. As vereadoras fizeram uso da palavra para destacar a importância do funcionalismo para o atendimento das necessidades da população.

Foram homenageados o cabo Walter Recanello (077.00245.2014) e soldado Augusto Sluchensci Júnior (07700247.2014). O vereador destacou que o cabo Walter Sandro Recanello presta serviços à Polícia Militar do Paraná há 24 anos, tendo se destacado por sua conduta ilibada, fato que lhe rendeu diversos elogios. Em 2009, o cabo realizou um parto em caráter de urgência na sede da unidade da Polícia Militar na praça Afonso Botelho.

“Apesar do risco do procedimento, o militar entendeu a urgência da situação”, disse Braga Côrtes.  O vereador lembrou do relato do evento feito pelo próprio militar: "ela (a gestante) já chegou em trabalho de parto e não daria tempo de ir ao hospital. O cordão umbilical estava enrolado no pescoço e, por conta disso, a criança estava roxa, com dificuldade para respirar, correndo risco de morte. Coloquei a recém-nascida Sara Gabriele em uma posição confortável no colo da mãe até que a ambulância chegasse para cortar o cordão".  

Já o soldado Augusto Sluchensci Júnior, há 17 anos atua no Centro Integrado de Operações de Segurança Publica (CIOSP/ COPOM/Subcomando Geral), desempenhando a função de radioperador do 12º BPM. O militar monitora via rádio 28 bairros, efetuando a triagem final e despacho de ocorrências para as equipes de campo. De acordo com Braga Côrtes, “a homenagem do Legislativo Municipal leva em consideração suas atuações proativas em benefício da comunidade”.

O Dia do Funcionário

Julieta Reis (DEM) subiu à tribuna para falar sobre a comemoração da figura do servidor público. Segundo ela, a data foi criada em 1936, durante o período político conhecido como "Estado Novo" sob a gestão do então presidente Getúlio Vargas. "Naquela época, a opinião pública sobre o funcionalismo não era favorável: servidores eram chamados jocosamente de "barnabés" e vistos com desconfiança”, lembrou Julieta.

“Hoje, por meio da meritocracia e do respeito ao princípio da impessoalidade no trato com a coisa pública, os funcionários atingiram outro patamar de respeito junto à população", defende a parlamentar. “Acreditamos que cada vez mais o funcionalismo está apto a prestar serviços de excelência”, complementou.

A vereadora Professora Josete (PT) parabenizou os servidores públicos que trabalham na Câmara Municipal e os demais servidores municipais. "Todos conhecemos os esforços empreendidos pelos funcionários das unidades de saúde, dos CMEIs, dos CRAS, e de outros órgãos. São estes profissionais que garantem o funcionamento da administração do município", disse Josete.