Serviço Público admite propostas em prol da pessoa com deficiência

por Claudia Krüger | Revisão: Alex Gruba — publicado 09/08/2022 18h15, última modificação 09/08/2022 18h22
São três projetos que tratam de benefícios à pessoa com deficiência ou ao seu tutor.
Serviço Público admite propostas em prol da pessoa com deficiência

Comissão de Serviço Público analisou, em reunião remota, cinco projetos de lei, sendo três referentes à pessoa com deficiência. (Foto: Canva)

A Comissão de Serviço Público analisou, em reunião remota nesta terça-feira (9), uma pauta com cinco projetos de lei em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Todas as propostas, assim como seus pareceres e detalhes do seu trâmite podem ser conferidos no Sistema de Proposições Legislativas (SPL). Já a íntegra do debate está disponível no YouTube da CMC. Dentre os projetos admitidos está o que reserva ao menos 5% das vagas dos concursos públicos municipais a quem possui algum tipo de deficiência (005.00044.2022). 

Acatado pelo colegiado, a matéria encontra-se apta para votação em plenário. De acordo com o texto, a convocação para nomeação ou contratação deverá respeitar sempre a prioridade dada aos aprovados nas vagas reservadas. O objetivo do projeto é adequar a legislação para que o percentual mínimo de reserva de vagas seja de 5% em face da classificação obtida, podendo chegar até o percentual de 20%. 

Jornada de trabalho
Também foram admitidas duas propostas de iniciativa da Comissão Executiva da Câmara Municipal com foco na pessoa com deficiência (PcD). Uma delas prevê a regulamentação da redução de jornada a servidores com deficiência, conforme o preconizado no Estatuto dos Servidores da Câmara de Curitiba (lei municipal 15.591/2020). O objetivo é possibilitar que esses funcionários, após avaliação de perícia médica oficial, possam desenvolver seu trabalho sem riscos de agravamento de seu estado de saúde, conforme a especificidade de cada caso (004.00001.2022). 

A outra proposição, também embasada no Estatuto dos Servidores do Legislativo Municipal, regulamenta a redução de jornada de trabalho semanal ao funcionário da Câmara que seja genitor, curador ou responsável legal de pessoa com deficiência (004.00002.2022). O objetivo é garantir condições de frequência aos programas de acompanhamento terapêutico prescritos pelos profissionais pertinentes, mesmo em casos de regime “home care”. 

Grandes eventos
Outros projeto admitido pela comissão é uma iniciativa do Executivo que simplifica a emissão de alvará de funcionamento para as empresas promotoras de eventos (005.00025.2022). O objetivo é incentivar a retomada econômica da área, considerando os impactos sofridos pelo setor durante a pandemia da covid-19.

Entre as mudanças está a automatização e desburocratização da emissão de alvará e a guia online para recolhimento de ISS (saiba mais). O projeto segue para a análise da Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI. 

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a comunicação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 2 de outubro. Nesse período, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. As referências nominais serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo.

Ainda que a Câmara de Curitiba já respeite o princípio constitucional da impessoalidade, há dez anos, na sua divulgação do Poder Legislativo, publicando somente as notícias dos fatos com vínculo institucional e com interesse público, esses cuidados são redobrados durante o período eleitoral. A cobertura jornalística dos atos do Legislativo será mantida, sem interrupção dos serviços de utilidade pública e de transparência pública, porém com condicionantes (saiba mais).