Serginho do Posto é reconduzido à presidência da Comissão de Economia

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 20/02/2025 15h20, última modificação 20/02/2025 15h21
Vereador terá o auxílio de Olimpio Araujo Junior na vice-presidência do colegiado.
Serginho do Posto é reconduzido à presidência da Comissão de Economia

Reeleito para o sexto mandato na CMC, Serginho do Posto continuará à frente da Comissão de Economia. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi instalada nesta quarta-feira (19) e decidiu reconduzir o vereador Serginho do Posto (PSD) ao posto de presidente. O colegiado tem, entre outras funções, a responsabilidade exclusiva de avaliar as propostas de leis orçamentárias antes da votação pelo plenário, como por exemplo a LOA (Lei Orçamentária Anual), o orçamento da cidade.

Assim como a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a de Economia é formada por nove membros. Além de Serginho, também integram o grupo Olimpio Araujo Junior, eleito vice-presidente em 2025; e os vereadores Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), Indiara Barbosa (Novo), Hernani (Republicanos), João Bettega (União), João da 5 Irmãos (MDB), Leonidas Dias (Pode) e Zezinho Sabará (PSD).

“Quero me comprometer com este colegiado em fazer um trabalho da melhor forma possível, para que a gente possa, de fato, exercer nossa função nesta comissão”, disse Serginho do Posto. “Agradeço a confiança de todos, e tenho certeza que vou aprender muito como o vereador Serginho. E estamos à disposição para discutir os temas que serão pautados nesta comissão, mesmo fora das reuniões”, emendou Olimpio Araujo Junior.

Compete ao colegiado acompanhar a execução orçamentária do Poder Executivo, bem como analisar os aspectos econômicos e financeiros de matéria tributária, abertura de crédito adicional, operações de crédito, dívida pública, anistias e remissões de dívidas, e outras que, direta ou indiretamente, alterem a despesa ou a receita do Município, ou repercutam no patrimônio municipal.

A Comissão de Economia ainda tem a tarefa de analisar o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e as prestações de contas do Executivo e do Legislativo. Outra função é o acompanhamento da execução orçamentária e a fiscalização contábil, financeira, operacional e patrimonial da Câmara, com auxílio da Controladoria do Legislativo. As reuniões do colegiado acontecerão às quartas-feiras, às 14h.