Seminário na CMC debateu qualidade na gestão pública

por Assessoria Comunicação publicado 29/09/2014 11h55, última modificação 27/09/2021 09h40

Na semana passada, quinta e sexta-feira  (25 e 26 de setembro), a Câmara de Curitiba transmitiu, via teleconferência, a nova edição do “Seminário de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público”. O evento é organizado por diversas instituições nacionais (Conselho Federal de Contabilidade, Secretaria do Tesouro Nacional, Escola de Administração Fazendária, Serviço Federal de Processamento de Dados e Instituto Social Íris) e tem, no Paraná, o Legislativo da capital como um dos polos retransmissores.

Para que isso ocorresse, a Escola do Legislativo da Câmara de Curitiba cadastrou-se junto ao Instituto Íris para retransmitir as palestras e capacitações. Com isso, já trouxe para dentro da instituição duas edições do evento – destinado a disseminar a cultura da qualidade no serviço público e dar exemplos de boas práticas (leia mais). Desta vez, as palestras foram transmitidas direto da cidade do Rio de Janeiro para o auditório do Anexo II. Treze pessoas se inscreveram para acompanhar a nova edição do seminário em Curitiba.

A atividade começou no dia 25 de setembro, com a palestra de Nelson Machado, membro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), sobre os conceitos envolvidos no controle de custos e da qualidade de gastos no setor público. No dia seguinte, Victor Holanda, do CFC, e Rosilene Souza, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), abordaram aspectos das Novas Normas Brasileiras de Contabilidade para o Setor Público (NBC). Joaquim Liberalquino, do CFC, falou sobre a preparação de relatórios de custo.

Escola do Legislativo
Constituída pela Comissão Executiva no dia 31 de outubro de 2013, o funcionamento da Comissão Especial data da portaria 434/2013, publicada na edição 210 do Diário Oficial do Município. Integram a comissão mais de dez servidores do quadro efetivo da instituição, de diversos setores. As reuniões da comissão são realizadas semanalmente e todos servidores podem participar, bastando para isso enviar um e-mail para escola.legislativo@cmc.pr.gov.br – com isso, passará a ser informado do horário e local dos encontros (geralmente realizados às quintas-feiras, por volta das 9h30).