Semana de Prevenção ao Acidente de Trabalho marca novembro na CMC

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 01/12/2023 16h55, última modificação 02/02/2024 14h45
Ações internas de novembro incluíram capacitações dos servidores da Câmara de Curitiba e campanhas solidárias.
Semana de Prevenção ao Acidente de Trabalho marca novembro na CMC

Presidente Marcelo Fachinello fez a abertura da Sipat 2024. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Com o tema “Conexões em ação! Potencializando comunicação, liderança e relacionamento interpessoal”, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, de 21 a 22 de novembro, a 2ª Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat). Organizado pela Divisão de Saúde Ocupacional (DSO), em parceria com a Diretoria de Gestão e Recursos Humanos (DGRH), o evento foi voltado a servidores, vereadores e funcionários terceirizados da Casa.

Ginástica laboralA abertura, no dia 20, foi realizada pelo presidente Marcelo Fachinello (Pode). O vereador enfatizou a necessidade de “estabelecer um pacto de bom relacionamento laboral". Na mesma tarde, houve exercícios de ginástica laboral e a palestra “A começar em mim”, que falou sobre motivação e convivência no ambiente de trabalho. 

Na terça-feira, dia 21, houve palestras com os temas Apoio à empregabilidade assistida”Segurança psicológica no trabalho” e “Comunicação não violenta”. O diretor-geral da CMC, Glauco Machado Requião, encerrou a Sipat, no dia 22, com a palestra “Você sabe quanto vale o seu trabalho?”.

"É preciso", refletiu o diretor-geral, “pensar se os valores que eu admiro hoje na minha vida e que eu procuro cultuar, fortalecer, são os mesmos da minha instituição e se eu estou disposto a compartilhar desses valores com os outros”. Conforme a
 chefe da DSO, a servidora Liege da Fonseca Rocha, os temas debatidos na 2ª Sipat priorizaram a saúde mental e as relações interpessoais a partir da demanda levantada junto aos servidores da Casa.

Treinamento brigadistasEntre os dias 16 e 17 de novembro, antecedendo a Sipat, a Câmara de Curitiba promoveu um curso de segurança e primeiros-socorros para os servidores que fazem parte da Brigada de Incêndio. A iniciativa foi da Diretoria de Segurança e da Comissão Especial de Proteção da Atividade Funcional (Copraf).

O curso foi ministrado pelos instrutores Luis Felipe de Oliveira, Lucas William Bonifácio e Gabrielle Amanda Gumiela, de uma empresa terceirizada. A reciclagem dos brigadistas deve ser realizada a cada dois anos, conforme previsão legal.

Educação financeira e investimentos foi tema de capacitação na CMC

Na tarde do dia 7 de novembro, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) teve uma palestra interna com o tema “Educação financeira e orientação para investimentos". A capacitação foi ministrada pelos servidores Filipi de Mello Attini, da Diretoria Contábil-Financeira (DCF), e Rodrigo Verri Schnekenberg, do Departamento de Processo Legislativo (Deprole). O evento foi organizado pela Diretoria de Gestão de Recursos Humanos (DGRH) e contou com o apoio da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel. 

A diretora da Escola do Legislativo, Débora Reis Leal, abriu a palestra. “Um funcionário feliz também é aquele que não se preocupa financeiramente. E muito disso está na nossa maneira de administrar aquilo que a gente tem todo mês”, afirmou a servidora. “Infelizmente, eu acompanhei, ao longo desses anos que eu estou aqui na Casa, colegas altamente endividados", lamentou o diretor da DGRH, Everton Luiz Beckert. "Às vezes, o que faltava era justamente isso, uma orientação, um aconselhamento; porque não basta ganhar bem, é preciso saber administrar aquilo que se ganha”, concluiu. 

Palestra Educação FinanceiraAttini, que é formado em Ciências Econômicas, falou sobre a educação financeira. "Todos nós somos homo economicus, ou seja, nós tomamos decisões a respeito de nossos recursos. E a gente está falando aqui sobre educação financeira, ou seja, existe um ideal, uma maneira melhor de tomar essas decisões”, explicou.

Dando dicas para melhorar a saúde financeira, ele disse que são três os caminhos a serem seguidos: consumir, poupar ou investir. “A chave da educação financeira é você saber tomar essa decisão de como equilibrar o seu orçamento nessas três coisas”, pontuou.

Formado em Direito, Schnekenberg se aprofundou no tema dos investimentos. “Investir é um processo que envolve um tripé, que são o autoconhecimento, conhecimento e investimento, que também pode ser dividido entre os planos do planejamento. A primeira parte é o planejamento estratégico, que é conhecer o que eu quero, o que eu busco”, explicou o palestrante. Ele citou quatro hipóteses: reserva de emergência, a compra de um imóvel, aposentadoria ou uma viagem; sendo que cada uma delas vai exigir uma estratégia própria. 

Glauco Requião fala sobre vocaçãoEm novembro, Programa Jovem CMC falou sobre vocação

No Programa Jovem CMC de novembro, os estagiários do Ensino Médio e do convênio com o Colégio Guarda Mirim do Paraná assistiram a uma palestra, na tarde do dia 23, com o diretor-geral Glauco Machado Requião. O tema do bate-papo foi “Vocação: Somos chamados para quê?”, sobre os valores relacionados ao trabalho e como ele pode nos fazer crescer como seres humanos

“O trabalho tem duas dimensões, uma dimensão objetiva, que é aquilo que a gente faz tecnicamente no nosso trabalho, a forma técnica com que a gente faz, a perfeição, o estudo", argumentou Requião. E a parte subjetiva, continuou, "é o que o trabalho produz em nós como pessoas”.

Já os estagiários do período da manhã puderam acompanhar palestra ministrada pelo vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) com o tema “Zé ou José: Quem é você?”. O Programa Jovem CMC é realizado pela Escola do Legislativo, em parceria com a Divisão de Saúde Ocupacional, e promove encontros mensais com os estagiários de Ensino Médio, inclusive os guardas mirins.

Em novembro, a Escola do Legislativo também promoveu, tanto para os servidores quanto para o público externo, o seminário “Programa Nota Paraná e Suas Novas Funcionalidades”. A atividade foi ministrada pela coordenadora estadual do Programa Nota Paraná e auditora fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Marta Gambini (saiba mais).

Jogar e Fazer o BemCampanha arrecada material escolar e brinquedos para Instituto Futebol de Rua

Outra ação de novembro foi o evento beneficente "Jogar e fazer o bem", organizado pela Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC) em parceria com a Fundação Club Athletico Paranaense (Funcap). A atividade reuniu mais de 2 mil pessoas no estádio Ligga Arena, no dia 11, e arrecadou cerca de 600 kits de material escolar e de 3,5 mil brinquedos para crianças atendidas pelo Instituto Futebol de Rua, projeto social apoiado pela Funcap.

"Estamos emocionados com o impacto positivo que conseguimos alcançar, graças à colaboração e ao apoio de cada pessoa que fez parte deste evento memorável", comemorou o presidente da ASCMC, Hamilton Junior. Ao todo, foram dez jogos solidários, com a participação de vereadores, deputados, servidores, ex-atletas profissionais e influenciadores digitais. Nesta edição, as mulheres também participaram, com a formação de dois times.

Entrega composteirasCâmara de Curitiba distribui 40 composteiras 

No dia 9 de novembro, a Câmara, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SSMA), distribuiu 40 composteiras. Oito delas foram disponibilizadas em departamentos da Casa e as outras 32, entregues a vereadores e a servidores que se inscreveram na ação. 

Junto às composteiras, foram entregues cartilhas com orientações de como transformar os resíduos orgânicos em adubo, o que diminui o volume de lixo nos aterros sanitários. A Prefeitura de Curitiba adquiriu cerca de 2 mil kits de compostagem graças a emendas parlamentares das vereadoras Amália Tortato (Novo) e Maria Leticia (PV).

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques