Presidente Fachinello abre Semana de Prevenção ao Acidente de Trabalho

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Ricardo Marques — publicado 21/11/2023 10h45, última modificação 22/11/2023 08h56
A 2ª Semana de Prevenção ao Acidente de Trabalho da Câmara de Curitiba começou nesta segunda-feira (20) e termina na quarta (22).
Presidente Fachinello abre Semana de Prevenção ao Acidente de Trabalho

Marcelo Fachinello entre a palestrante Carolina Bocchi Maia e o diretor-geral Glauco Machado Requião. (Foto: Carlos Costa/CMC)

2ª Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) teve início na tarde desta segunda-feira (20), no auditório do Anexo 2. A fala de abertura foi realizada pela presidente Marcelo Fachinello (Pode). O evento, promovido pela Divisão de Saúde Ocupacional (DSO), em parceria com a Diretoria de Gestão e Recursos Humanos (DGRH), terá atividades até quarta-feira (22) e é voltado a servidores, vereadores e funcionários terceirizados. 

O tema deste ano é “Conexões em ação! Potencializando comunicação, liderança e relacionamento interpessoal”. “São três vertentes que certamente são muito importantes no nosso dia a dia, na convivência profissional com aqueles que estão a nosso lado, que fazem parte do nosso time, dos nossos gabinetes ou de cada uma das diretorias da Casa”, frisou Fachinello.

A segurança do trabalho, acrescentou o presidente da instituição, “é muito mais do que simplesmente uma norma, que as normativas, que são importantes, é claro”. "Mas a gente precisa discutir, a gente precisa estabelecer um pacto de bom relacionamento laboral, de trabalho, tornando nosso ambiente cada vez melhor, mais feliz, mais produtivo, para que a gente possa conviver no dia a dia”, prosseguiu Fachinello.

Após a fala de abertura, a fisioterapeuta do trabalho e ergonomista Jaqueline Bezerra conduziu exercícios de ginástica laboral. Na sequência, a enfermeira Carolina Bocchi Maia conduziu a palestra “A começar em mim”, em que falou sobre motivação e convivência no ambiente de trabalho. “Eu preciso ter uma atenção focada em fazer algo que seja estimulante e apaixonante”, explicou. “Se eu fizer só com o viés da rotina”, complementou, muito provavelmente “o trabalho fica uma coisa insuportável”.

“É uma semana que faz parte das obrigações legais, mas que a [Divisão de] Saúde entende que é muito mais que isso, pois é um momento em que podemos trabalhar temas que são sensíveis ao nosso público-alvo”, declarou a chefe da DSO, a servidora Liege da Fonseca Rocha. Ela explicou que a escolha dos temas, voltados à saúde mental e às relações interpessoais, se deu em razão da demanda do público.

O evento seria realizado no fim de agosto, mas foi adiado devido à votação dos novos planos de carreira dos servidores públicos municipais de Curitiba. As atividades desta terça-feira (21) começam às 9h. Uma das palestras do dia, com o tema "Empregabilidade assistida", será com a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba, Denise de Oliveira Moraes. Para finalizar a Sipat, o diretor-geral da CMC, Glauco Machado Requião, palestrará nesta quarta, às 14h30, sobre o tema “Você sabe quanto vale o seu trabalho?” (saiba mais).