Notas da CMC: 12 assuntos debatidos no Legislativo neste dia 21 de novembro

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 21/11/2023 15h40, última modificação 21/11/2023 16h24
Morte na Papuda, cidade inteligente, futebol amador e mais assuntos debatidos na Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 12 assuntos debatidos no Legislativo neste dia 21 de novembro

Notas da sessão plenária do dia 21 de novembro. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos das sessões plenárias do Legislativo da capital do Paraná.

Rodrigo Reis exige investigação sobre a morte de manifestante na Papuda*

Pessoas que estavam se manifestando em Brasília, no dia 8 de janeiro, continuam presas preventivamente. Isso contraria a nossa Constituição Federal. Inclusive um pai de família faleceu ontem na Papuda, supostamente por um mal súbito”, afirmou Rodrigo Reis (União), nesta terça-feira (21), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Cleriston Pereira da Cunha morreu na manhã da última segunda-feira (20) no presídio da Papuda. Ele era réu no STF, por ser acusado de invadir o Senado, e aguardava julgamento. “Estou acompanhando aqui em Curitiba, mais de 20 pessoas intimadas pela Polícia Federal para prestar esclarecimentos sobre o 8 de janeiro. O intuito não é prestar esclarecimento, e sim cercear o direito à livre manifestação”, disse Rodrigo Reis. “Hoje querem nos calar, mas esse direito eles não vão nos tirar”, finalizou. Eder Borges (PP) pediu um minuto de silêncio pelo falecimento de Cunha. 

"Curitiba pode ser considerada uma cidade inteligente?", questiona Maria Letícia*

A montagem das estruturas de Natal, pela Prefeitura de Curitiba, no centro da cidade foram criticadas pela vereadora Maria Letícia (PV). “Que cidade inteligente é essa? Ao montar as estruturas para o Natal de Curitiba, a Prefeitura o faz obstruindo o piso tátil”, questionou a vereadora. As faixas que deveriam servir para a independência de pessoas com deficiência visual direcionam para a roda gigante que está sendo montada. “A placa da Gilda, que inclusive foi premiada no Salão Paranaense de Arte Contemporânea, absurdamente está sendo usada como escoramento de obra”, lamentou Maria Letícia.

Final de semana mostra a força do futebol amador de Curitiba*

João da 5 Irmãos (União) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para destacar o final de semana esportivo de Curitiba. “O último final de semana mostrou a força do futebol amador de Curitiba. A final da Taça das Favelas, da suburbana série B e também a primeira partida da série bronze do paranaense de futebol demonstram que o esporte nada tem de amador”, elogiou o parlamentar. A Taça das Favelas reuniu, ao longo da competição, mais de 200 equipes. Vila Leonice e Tanguá conquistaram o título. Já pela suburbana, o torneio foi conquistado, no último final de semana, pelo Combate Barreirinha. E o Paraná Clube venceu o Terra Boa Futsal por 7x5 e abriu vantagem na decisão da competição estadual. A realização de jogo beneficente também foi citada pelo parlamentar. “Fizemos esse jogo para arrecadar alimentos para famílias vulneráveis. Agradeço ao Santíssima Trindade pela organização. Nunca será somente futebol, é solidariedade”, disse.

Emendas parlamentares: campanha de esterilização gratuita de pets na Vila Pantanal

O líder do governo, Tico Kuzma (PSD), convidou os vereadores para participarem, na próxima segunda-feira (27), às 14h, do início de uma campanha de esterilização gratuita de pets na Vila Pantanal. A ação é custeada por emendas dos vereadores de Curitiba ao orçamento de 2023 e é realizada em parceria com a ONG Amigo Animal.

Munícipes reclamam da limpeza de terreno no Portão*

Informações sobre a existência de fiscalização de limpeza do imóvel localizado na rua Arthur Mohr, 356, no bairro Portão, fazem parte do pedido da vereadora Amália Tortato (Novo) à Prefeitura de Curitiba (062.00969.2023).

Fórum Nacional de Educação e Unidade de Saúde da Ouvidor Pardinho*

Dois requerimentos do vereador Éder Borges (PP) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O primeiro solicita informações sobre a participação do Poder Executivo na realização do Fórum Nacional de Educação realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) (062.00972.2023); enquanto o segundo faz questionamentos sobre o andamento da obra de reforma na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho (062.00973.2023).

Questionamentos à SMS e sobre o orçamento do município*

Três requerimentos de pedidos de informações oficiais do vereador Marcos Vieira (PDT) fazem questionamentos a secretarias do Município. O primeiro questiona à Secretária Municipal de Saúde (SMS) sobre a utilização da ambulância na Unidade de Saúde 24 horas do Sítio Cercado (062.00976.2023); já o segundo, também direcionado à SMS, sobre o serviço de verificação de óbito no município (062.00977.2023); e por fim, o terceiro questiona à Secretária Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento sobre a existência e disponibilização de manuais de monitoramento dos instrumentos orçamentários (062.00978.2023).

Fiscalização de utilização do cartão-transporte*

A vereadora Amália Tortato (Novo) solicita informações à Urbanização de Curitiba (Urbs) sobre os protocolos adotados para a fiscalização de utilização do cartão-transporte, especialmente para os beneficiários de isenção da tarifa (062.00970.2023).

Acesso à internet em escolas municipais e clinicas de odontologia*

Requerimentos do Professor Euler (MDB) pedem informações à Prefeitura de Curitiba sobre a disponibilização do serviço de internet nas Escolas Municipais (062.00974.2023) e sobre a reforma das clínicas odontológicas localizadas nas Unidade de Saúde em Curitiba (062.00975.2023).

Novo piso nacional da enfermagem*

Informações sobre a implementação do piso da enfermagem no município de Curitiba fazem parte do pedido de informações apresentado pela vereadora Amália Tortato (Novo) à Secretária Municipal de Saúde (062.00971.2023).

Registro da sessão*

Foi registrada a presença em plenário, pelo vereador Ezequias Barros (PMB), de Deivison Ferreira, autor do livro “Lidere-se”.

Nota de pesar*

Tito Zeglin (PDT) manifestou seu pesar pelo falecimento de Jacob Pankratz Filho (078.00064.2023), ocorrido no último domingo (19).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques